Marechal Cândido Rondon registra óbito suspeito de Covid-19, vítima mulher de 68 anos

NOTA

A Secretaria de Saúde de Marechal Rondon cumpre o seu papel de relatar o caso envolvendo um suposto óbito por COVID-19, na madrugada desta sexta-feira, dia 10.

A paciente, uma mulher de 68 anos, conforme consta em seu prontuário, chegou à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), através do SAMU, em parada cardiorrespiratória. Foi admitida no ambiente hospitalar já sem sinais vitais. Após avaliação médica, constatou-se o óbito às 3h40.

Como não se teve a certeza de qual foi a causa do falecimento e um dos sintomas apresentados foi o problema respiratório, o setor de saúde, conforme determinação, segue a Nota Técnica 01/2020 da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), que orienta que em se constatando o óbito, deve-se fazer a coleta do RT-PCR para ser encaminhada ao LACEN (Laboratório Central do Estado), a fim de descartar ou não a presença de coronavírus ou outros vírus respiratórios.

Por isso, no cumprimento dos protocolos determinados pela SESA, o caso foi tratado como suspeita de Covid-19, cujo resultado só será conhecido entre 4 e 5 dias, conforme divulgação do LACEN.

Em decorrência disso, houve todo o procedimento de cuidados com o corpo.

A Secretaria de Saúde reitera que nenhum dado está sendo omitido. As informações são repassadas em notas e boletins, quando há a confirmação através de exame.

Secretaria de Saúde
Marechal Rondon