Search
Close this search box.

Marechal Cândido Rondon se prepara para a “Quarta Revolução Industrial”

Proprietários de indústrias estão sendo convidados a aderir ao Programa Indústria 4.0

 

Importante evento foi realizado no início da manhã desta terça-feira (18), no auditório da Acimacar, em Marechal Cândido Rondon. O encontro foi promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da prefeitura rondonense, com o apoio do SEBRAE. Além de integrantes da secretaria, como o secretário Valdir Port (o Portinho), e representantes do SEBRAE, também participaram representantes de indústrias que foram convidados para o evento.

Na oportunidade, deu-se início a implantação do Programa Indústria 4.0 no município, que também é conhecido como a “Quarta Revolução Industrial”.

Marechal Cândido Rondon, através do poder público, está sendo o primeiro município do oeste do Paraná a estimular essa proposta, que visa garantir processos de industrialização altamente produtivos e compensadores, com sistema de controles inteligentes. As indústrias, portanto, passam a produzir mais e com melhor qualidade em seus produtos.

Em Marechal Cândido Rondon a implantação é em parceria com o SEBRAE. O município rondonense garantiu a disponibilidade de 20 consultorias gratuitamente. Dependendo da adesão das indústrias, esse benefício poderá ser ampliado. No primeiro encontro de consultoria realizado pelo SEBRAE, o objetivo é realizar um diagnóstico da indústria, para avaliar o que pode ser melhorado.

Saindo na frente

Conforme o consultor do SEBRAE, Edson Braga da Silva, a Indústria 4.0 já possui 11 anos, e agora chega também ao oeste paranaense. “O projeto ressalta a inovação necessária para crescer. Muitos ainda não se deram conta de como isso pode ser útil para seu empreendimento. O programa tem um passo a passo de implantação. Inicialmente realizamos um diagnóstico individual nas indústrias, para ver em que momento ela se encontra, para chegar ao 4.0. A partir disso, com a ajuda de outras entidades, levaremos soluções assertivas para as indústrias”, destacou Edson.

O consultor do SEBRAE ressaltou que o município rondonense, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, sai na frente de muitos municípios paranaenses. “No Paraná a Indústria 4.0 ainda é algo novo. Em outros estados, empresas investem alto no programa e alcançam resultados muito positivos. Marechal Cândido Rondon tem indústrias com alto potencial e o município está saindo na frente, com grupo de empresários muito grande. O poder público, através do secretário Portinho, teve essa percepção de que é um projeto inovador e de grandes resultados. Parabéns aos envolvidos”, ressaltou o representante do SEBRAE.

Convite

O secretário Portinho destacou que o município tem a obrigação de oferecer ferramentas que façam com que o comércio e a indústria cresçam, por isso, viu na Indústria 4.0 um potencial muito grande de desenvolvimento. “Volto a dizer que é um caminho sem volta. Trata-se da produção do futuro, com novas tecnologias e melhor comunicação entre máquinas e pessoas. Precisamos estar constantemente atualizados. O encontro de hoje foi muito produtivo. Esse diagnóstico inicial nas indústrias será muito importante. O objetivo é melhorar as indústrias no cenário competitivo e, consequentemente, fortalecer ainda mais os negócios. Essa é a vontade da administração municipal, através do prefeito Marcio Rauber e do vice Ila e o desejo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Estamos muito animados com o projeto”, mencionou Portinho. Ele disse ainda que, quem não pode participar do encontro nesta terça-feira e por ventura queira conhecer o programa, pode se dirigir até a secretaria, no paço municipal. “Foi o primeiro passo. A Indústria 4.0 é bastante abrangente. Quem gostaria de participar, nos procure. Estamos à disposição”, salientou Portinho.

Pode ser uma imagem de 6 pessoas e pessoas em pé

Pode ser uma imagem de 6 pessoas e pessoas em pé

Pode ser uma imagem de 11 pessoas e pessoas em pé

 

Fonte: Assessoria