Rádio Difusora do Paraná

Marechal Rondon adota novo intervalo entre doses da Astrazeneca/Recombinante

Alteração no formato da vacina contra a Covid-19 passa a vigorar a partir desta sexta-feira (05). Aplicação da segunda dose será das 16h às 20h

Marechal Cândido Rondon adota a partir desta sexta-feira (05), o novo intervalo entre a primeira e a segunda doses da marca Astrazeneca/Recombinante. Com isso, a pausa entre uma dose e outra desta vacina contra a Covid-19 passa a ser de 56 dias, ou oito semanas. Para esta sexta-feira, haverá atendimento das 16h às 20h no café colonial (para quem estiver a pé), e na estação rodoviária (para fila de veículos). Serão disponibilizadas 400 doses em cada ponto.

Tal mudança já foi adotada há algumas semanas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA). Todavia, na grande maioria dos municípios, entre eles Marechal Rondon, ainda não havia possibilidade de implantar o novo formato por conta da baixa quantidade de doses disponíveis, pois com a redução a demanda de pessoas com direito à segunda dose aumentaria consideravelmente.

Agilidade

Conforme a secretária municipal de Saúde, Marciane Specht, a medida de redução de tempo entre uma dose e outra se faz necessária para garantir, de forma mais rápida possível, que a população complete o esquema vacinal com duas doses para que a vacinação coletiva possa ocorrer. “Portanto você, rondonense, que já tem completos os 56 dias da primeira dose, pode ignorar o antigo prazo e buscar a segunda dose da vacina contra a Covid-19”, pontua Marciane.

 

Fonte: Assessoria