Search
Close this search box.

Marechal Rondon conquista repercussão internacional em matéria sobre alimentação escolar

Trata-se da Rede Alimentação Escolar Sustentável, entidade ligada à ONU, que abrange a América Latina e o Caribe

 

Recentemente, o Departamento de Comunicação da prefeitura de Marechal Cândido Rondon, a pedido do Departamento de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação, produziu um vídeo sobre a alimentação escolar no município. O conteúdo mostra como são preparadas as cerca de dez mil refeições diárias, através de um programa que visa fornecer alimentação adequada, saudável e sustentável, priorizando a compra de alimentos diretos dos agricultores familiares agroecológicos, produzidos localmente.

O material teve grande repercussão nas redes sociais. Mais de 17 mil pessoas alcançadas somente na página da prefeitura no Facebook, além de milhares de acessos pelo WhatsApp e outros canais. Chamou a atenção, inclusive, de uma entidade ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), a Rede de Alimentação Escolar Sustentável (RAES), que é uma ferramenta de cooperação internacional desenvolvida pelo governo do Brasil, por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), por meio do projeto Consolidação dos Programas de Alimentação Escolar.

A rede busca apoiar os países da América Latina e do Caribe na implementação e na reformulação de seus programas de alimentação escolar, sob o princípio do direito humano à alimentação adequada. Isso significa fornecer a todos os estudantes uma alimentação saudável, adequada, saborosa e de acordo com a cultura local, em espaços adequados, associada a ações de educação alimentar e nutricional.

Desde 2018, a RAES tem se esforçado para promover o diálogo, desenvolver capacidades, trocar experiências e informações, com o objetivo de consolidar os programas de alimentação escolar na região da América Latina e do Caribe e favorecer o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS). Marechal Rondon, portanto, chamou a atenção desta importante entidade.

Recentemente, o secretário de Educação, Fernando Volpato, e a nutricionista do Departamento de Alimentação Escolar, Jaciara Reis, foram entrevistados por representantes da RAES, o que garantiu a elaboração de uma matéria que foi divulgada no site da entidade, apresentando o projeto como modelo para demais municípios.

O material pode ser acessado em: https://redraes.org/…/a-insercao-de-alimentos…/.

O secretário de educação, Fernando Volpato, destacou ser motivo de orgulho para todos os envolvidos. “Realmente, o município tem dado atenção especial quanto à alimentação escolar. As refeições são preparadas com muito cuidado e carinho, desde a preparação do cardápio, por nutricionistas, passando pela produção dos alimentos pelos agricultores, até a elaboração das refeições pelas cozinheiras. Tudo visando oferecer alimentos gostosos, saudáveis e adequados para os alunos da rede municipal, durante o período em que estão nas escolas. Parabenizamos a todos os envolvidos no projeto, como o prefeito Marcio e o vice Ila por entenderem ser algo muito importante para o município”, ressaltou Fernando.

O vídeo elaborado pelo município pode ser acessado no endereço: https://www.facebook.com/PrefeituraDeMarechalCandidoRondon/videos/516272823321122.

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e ao ar livre

Pode ser uma imagem de comida

Pode ser uma imagem de 2 pessoas, pessoas em pé e ao ar livre

Pode ser uma imagem de mudas e ao ar livre

Pode ser uma imagem de árvore e ao ar livre

 

Fonte: Assessoria