Conectado com

Geral

Marechal Rondon conta com 31 candidatos para conselheiros tutelares

O período eleitoral para a escolha dos conselheiros tutelares para o quadriênio 2020/2023 está em andamento. Ao todo, são 31 candidatos em busca de uma das cinco vagas disponíveis. As eleições ocorrerão no dia 06 de outubro, das 8h às 17h, em quatro locais diferentes: escolas 25 de Março, Criança Feliz, Antônio Rockemback e Waldomiro Liessen.

No dia da votação, os eleitores deverão apresentar o título de eleitor já com a biometria, como também, um documento com foto.

Conheça os candidatos e os seus números:
– Adriana Bortolini – 119
– Ana Paula Heep Cichock – 107
– Alef Reuter Gonçalves – 130
– Ana Paula Muller – 115
– Ana Patricia da Silva Lima Cavalcante – 108
– Andressa Jaqueline Kappes – 103
– Clair Pech de Boita – 131
– Cláudia Katiucha Fernandes – 124
– Cristiano Kramer – 116
– Dirlene Aline Teleken Mendonça – 126
– Edemilson Sidnei Inhoatto – 123
– Edson Benitez – 114
– Enisiane Carine Statkiewicz – 121
– Everaldo Gomes – 118
– Gelson Arlei dos Santos – 109
– Glecy Rauber Antunes – 101
– Iliani Hofstaetter – 104
– Ivanise Brum de Brum dos Santos – 117
– Izabel Cristina da Paz – 129
– Jaimer Luiz Tasso – 125
– Janete Clair R. Menegazzi – 113
– Katia Graciele Heck – 106
– Marco Aurélio Artmann – 122
– Marcos Vinícius Brambila – 111
– Margarete Lermen Scheibe – 120
– Marta Paz – 127
– Nayara Almeida Rodrigues – 110
– Paulo Sérgio de O. do Nascimento – 100
– Sandra Heloisa Althaus Putzke – 102
– Vandernice Fabiane Tischer – 128
– Vitoria Pazini Yoshida – 112

ONDE VOTAR?
Haverá quatro locais para votação. Confira como as sessões eleitorais estarão divididas:

– LOCAL DE VOTAÇÃO: Escola Municipal 25 de Março/Vila Gaúcha
SESSÕES AGREGADAS: Escolas municipais Jean Piaget, 25 de Março, Comandante Luiz Augusto de Moraes Rego, Cmei Zilda Arns, Floriano Peixoto/Colégio Estadual Nilso Franceski, além das linhas Palmital, Arara, Bela Vista, Campo Sales, São José do Guaçu, Linha Concórdia, Bom Jardim e São Bernardo.

– LOCAL DE VOTAÇÃO: Escola Municipal Criança Feliz
SESSÕES AGREGADAS: Colégios Rui Barbosa, Paulo Freire, Eron Domingues, Antônio Maximiliano Ceretta e Escola Municipal Bento Munhoz da Rocha Neto.

– LOCAL DE VOTAÇÃO: Escola Municipal Antônio Rockemback
SESSÕES AGREGADAS: Escolas municipais Érico Veríssimo, Antônio Rockemback, Almirante Barroso, 25 de Julho, São João Batista, Professora Júlia Wanderley e colégios Frentino Sackser, Monteiro Lobato, Novo Três Passos e Zulmiro Trento.

– LOCAL DE VOTAÇÃO: Escola Municipal Waldomiro Liessen
SESSÕES AGREGADAS: Escolas municipais Waldomiro Liessen, Ana Paula, Costa e Silva e São Roque, colégios Marechal e Margarida, além das linhas São João, Willhems, Ajuricaba, Boa Vista, Guarani, Belmonte, Cunha Porã, Cinco Cantos, Linha Horizonte, Heidrich, Guavirá e São Cristóvão, e, por fim, Pavilhão Comunitário Avante.

 

Fonte: Assessoria de imprensa

Geral

Pai envenenou bebê de cinco dias com mamadeira de leite com chumbinho enquanto mãe tomava banho

O homem preso em flagrante por envenenar a própria filha de cinco dias de vida deu mamadeira com leite e veneno à criança enquanto a mãe tomava banho, de acordo com a Polícia Civil. A bebê foi socorrida, mas não resistiu e morreu.

O caso foi detalhado pela corporação à imprensa na tarde desta quinta-feira (25), na sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no Cordeiro, Zona Oeste do Recife.

Segundo o delegado Sérgio Ricardo, o homem, identificado como Charles Luiz Félix da Costa, de 44 anos, aproveitou o momento em que a mãe da bebê tomava banho para preparar o leite envenenado e dar à criança.

Continue Lendo

Geral

Bebê de seis meses morre com coqueluche no Paraná

Morte de outra criança de três meses em Irati é investigada

Um bebê de seis meses morreu com diagnóstico de coqueluche. A criança é de Londrina, no norte do Paraná.

A informação foi confirmada pela Secretaria do Estado de Saúde (Sesa), nesta quinta-feira (25). A doença é uma infecção respiratória, transmissível e causada por bactéria.

A morte de outro bebê, de três meses, morador de Irati, também é investigada. Segundo dados registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), de 2013 a 2023 foram confirmados 2.402 casos de coqueluche no Paraná.

Prevenção

A contaminação pode ser prevenida através da vacinação durante a gestação. A dose da vacina dTpa (versão acelular da vacina contra difteria, tétano e coqueluche) deve ser aplicada, preferencialmente, a partir da 20ª semana de cada gravidez, podendo ser aplicada até 45 dias após o nascimento do bebê (puerpério). As crianças são imunizadas contra a doença por meio da vacina pentavalente (que previne contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e infecções causadas pelo Haemophilus influenzae B) e DTP (contra difteria, tétano e coqueluche). A primeira deve ser aplicada em três doses, aos dois, quatro e seis meses de vida, já a DTP deve ser administrada como reforço aos 15 meses e aos quatro anos.

A Sesa também informou que uma força-tarefa foi desenvolvida para aumentar as coberturas vacinais de imunizantes que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação,nas cidades do Paraná. A ação é direcionada para as vacinas Influenza, Pentavalente, DTP, Pneumocócica 10 e Poliomielite, que estão com baixa adesão no Estado.

 

Redação Catve

Continue Lendo

Geral

Rondonense realiza exposição de relíquias e conta sobre a história do município.

Foto: Rafael Sturm

O rondonense Orlando Miguel Sturm, proprietário da “Casa Orlando” que se localiza na Rua Tiradentes, número 567, preparou uma exposição de relíquias que contam a história do município de Marechal Cândido Rondon, abrindo mão de parte de suas vitrines para homenagear a cidade na semana do aniversário municipal.

Orlando é colecionador nato, que possui uma grandiosa coleção sobre a história do município, como revistas, livros, fotografias, diferentes objetos antigos, mapas e até um dos cerrotes que foi utilizado na época do desmatamento, como diz o hino municipal “Ao som da serra e do machado, três homens hastearam a bandeira” e “Na linda terra do pinheiro, cresceu um povo hospitaleiro”.

Acompanhe a seguir a entrevista completa com o pioneiro Orlando Miguel Sturm.

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.