Conectado com

Geral

Marechal Rondon conta com grupo que discute transtornos do desenvolvimento intelectual

Trata-se de uma iniciativa da equipe multidisciplinar da Secretaria Municipal de Educação

Idealizado pela equipe multidisciplinar da Secretaria Municipal de Educação, o grupo denominado de “Estudos em Problemas de Aprendizagem” tem por objetivo estudar e discutir temas sobre problemas de aprendizagem que fazem parte da rotina na escola.

Segundo os profissionais que integram o grupo, é notório o aumento de casos de crianças que apresentam alguma dificuldade para aprender e que necessitam de suporte especializado para uma boa evolução acadêmica.

O público-alvo deste grupo de estudos são professores das chamadas Salas de Recurso Multifuncional (SRM), que auxiliam os alunos com problemas de aprendizagem no desenvolvimento/aperfeiçoamento da leitura, escrita, matemática, linguagem, atenção e concentração, interação social, dentre outras habilidades necessárias para a aprendizagem escolar.

No primeiro encontro, realizado nesta semana, a psicóloga da equipe multidisciplinar, Raquel Volpato, trouxe contribuições acerca do processo de avaliação psicológica no contexto educacional e do transtorno do desenvolvimento intelectual.

“Sabe-se que o transtorno do desenvolvimento intelectual é um transtorno do neurodesenvolvimento com início no período de desenvolvimento que inclui déficits, tanto intelectuais quanto adaptativos. Isso quer dizer que o indivíduo apresenta dificuldades no raciocínio, planejamento, resolução de problemas, pensamento abstrato, bem como prejuízos significativos no funcionamento adaptativo, incluindo limitações no desempenho de atividades diárias, na comunicação, no autocuidado, na aprendizagem e nos níveis de participação social”, expõe.

“São dificuldades que podem ser observadas em diferentes contextos, em casa, na escola e na comunidade, tornando-se de extrema importância falarmos sobre o tema com nossos professores”, destacou a profissional.

Os professores foram convidados a estudar sobre casos selecionados, observando as dificuldades e potencialidades do aluno.

Outra atividade do grupo foi de adaptar o conteúdo para cada especificidade de cada aluno com rebaixamento intelectual.

Os encontros serão mensais e a equipe multidisciplinar é que conduzirá os trabalhos. Fazem parte da equipe a assessora pedagógica Sônia Passos, o fonoaudiólogo educacional Fagner Mallmann, as psicólogas Raquel Jara Volpato Leite e Elizandra Regina Weber e as psicopedagogas Eliane Grisa e Mara Regina Weimer Mallmann.

Pode ser uma imagem de 3 pessoas, pessoas sentadas e área interna

Pode ser uma imagem de 6 pessoas e pessoas em pé

 

Fonte: Assessoria 

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Retomado atendimento para sintomáticos de dengue com unidades sentinelas

É retomado nesta quinta-feira, o atendimento para sintomáticos de dengue em todos os postos de saúde da sede e interior de Marechal Cândido Rondon.

No feriado de ontem, apenas a UPA esteve aberta para esse tipo de atendimento.

Além dos postos de saúde da sede e interior que atendem durante o dia, à noite – das 17 as 22 horas, o CIS na 07 de setembro e o posto de saúde do bairro Boa Vista, funcionam como unidades sentinelas para os sintomáticos de dengue.

O secretário municipal de saúde, Leandro Dalamaria, orienta os rondonenses….

 

Continue Lendo

Geral

Uopeccan faz campanha para incentivar doação do imposto de renda

Divulgação

Entidade trabalha com dois projetos sociais

 

Com a declaração do Imposto de Renda em andamento, muitas entidades assistenciais de Marechal Rondon e região estão fazendo campanhas para que no ato da declaração, o contribuinte informe qual entidade estará identificando para receber algum tipo de benefício.

Dentre essas instituições, está o Hospital do Câncer Uopeccan de Cascavel.

A direção hospitalar esclarece que muitos não sabem, mas essa contribuição é totalmente legal, segura e ajuda a incentivar projetos importantes para o tratamento do câncer de crianças, adolescentes e adultos.

Todos os anos, a Uopeccan busca recursos por meio da destinação do Imposto de Renda de pessoas físicas e jurídicas.

Atualmente, dois projetos estão autorizados para receber doação e que serão de grande valia para continuar prestando um serviço de qualidade a toda população.

A diretora de Assuntos Institucionais, Kelyn Aires, explica que além de contribuir com uma causa importante, a pessoa está ajudando a salvar milhares de vidas, pois com os recursos recebidos, é possível melhorar, ainda mais, o serviço, seja adquirindo novos equipamentos, capacitando os profissionais, modernizando o hospital, entre tantas outras ações.

A Uopeccan oferece todo o suporte necessário para as pessoas físicas ou jurídicas que desejam destinar o imposto, mas tem dúvidas sobre como fazer.

Por isso, foi disponibilizado um telefone que é o: (45) 45 2101-7051 .

Um dos projetos do Hospital do Câncer é o “ Cuidando com Amor” que promove o apoio e orientação às famílias de crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer, viabilizando um tratamento digno e com qualidade de vida aos pacientes pediátricos. Valor do projeto: R$ 1.049.253,00.

O outro projeto é o Raio de Luz, que visa a aquisição de acessórios para a equipagem do setor de radioterapia: o valor desse projeto é de R$ 4.833.193,34.

Tributadas pelo lucro real, podem destinar até 1% (um por cento) do Imposto de Renda devido, até o último dia de expediente bancário do mês de dezembro, anualmente.
Importante observar a legislação vigente, conforme a forma de apuração contábil – trimestral ou anual.

 

Continue Lendo

Geral

Troféu Difusora/Sicoob/Farmácias Brava/Certo Imóveis começa hoje com jogo entre Quatro Pontes e Pato Bragado

Reportagem com Guilherme Heinzen

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.