Rádio Difusora do Paraná

Marechal Rondon conta com grupo que discute transtornos do desenvolvimento intelectual

Trata-se de uma iniciativa da equipe multidisciplinar da Secretaria Municipal de Educação

Idealizado pela equipe multidisciplinar da Secretaria Municipal de Educação, o grupo denominado de “Estudos em Problemas de Aprendizagem” tem por objetivo estudar e discutir temas sobre problemas de aprendizagem que fazem parte da rotina na escola.

Segundo os profissionais que integram o grupo, é notório o aumento de casos de crianças que apresentam alguma dificuldade para aprender e que necessitam de suporte especializado para uma boa evolução acadêmica.

O público-alvo deste grupo de estudos são professores das chamadas Salas de Recurso Multifuncional (SRM), que auxiliam os alunos com problemas de aprendizagem no desenvolvimento/aperfeiçoamento da leitura, escrita, matemática, linguagem, atenção e concentração, interação social, dentre outras habilidades necessárias para a aprendizagem escolar.

No primeiro encontro, realizado nesta semana, a psicóloga da equipe multidisciplinar, Raquel Volpato, trouxe contribuições acerca do processo de avaliação psicológica no contexto educacional e do transtorno do desenvolvimento intelectual.

“Sabe-se que o transtorno do desenvolvimento intelectual é um transtorno do neurodesenvolvimento com início no período de desenvolvimento que inclui déficits, tanto intelectuais quanto adaptativos. Isso quer dizer que o indivíduo apresenta dificuldades no raciocínio, planejamento, resolução de problemas, pensamento abstrato, bem como prejuízos significativos no funcionamento adaptativo, incluindo limitações no desempenho de atividades diárias, na comunicação, no autocuidado, na aprendizagem e nos níveis de participação social”, expõe.

“São dificuldades que podem ser observadas em diferentes contextos, em casa, na escola e na comunidade, tornando-se de extrema importância falarmos sobre o tema com nossos professores”, destacou a profissional.

Os professores foram convidados a estudar sobre casos selecionados, observando as dificuldades e potencialidades do aluno.

Outra atividade do grupo foi de adaptar o conteúdo para cada especificidade de cada aluno com rebaixamento intelectual.

Os encontros serão mensais e a equipe multidisciplinar é que conduzirá os trabalhos. Fazem parte da equipe a assessora pedagógica Sônia Passos, o fonoaudiólogo educacional Fagner Mallmann, as psicólogas Raquel Jara Volpato Leite e Elizandra Regina Weber e as psicopedagogas Eliane Grisa e Mara Regina Weimer Mallmann.

 

Fonte: Assessoria