A Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon destaca que mantém disponíveis doses da vacina H1N1 (contra a gripe) referentes ao ano passado. A vacina é composta pelos vírus H1N1, H3N2, e a cepa B.
De acordo com a pasta, embora campanhas tenham sido desenvolvidas no último ano, há cerca de quatro mil doses que podem ser aplicadas nos rondonenses que por algum motivo não tomaram a vacina no decorrer de 2021. Por outro lado, quem foi vacinado contra a H1N1 no último ano deve aguardar a vacinação a ser liberada neste ano pelo Ministério da Saúde.
Conforme a secretária municipal de Saúde, Marciane Specht, o Brasil atravessa um surto de Influenza H3N2, de modo que a vacinação é necessária para ajudar a conter o avanço do vírus. “Por isso é imprescindível que os rondonenses que ainda receberam a vacina da gripe busquem a imunização”, orienta Marciane.
Vale salientar que a vacina pode ser encontrada nas unidades de saúde da sede e dos distritos, exceto em Bom Jardim e São Roque. Nesses últimos casos, a recomendação é de que a população se desloque às unidades de saúde de Iguiporã e de Margarida.
O atendimento nas salas de vacinação das unidades ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h15 e das 13h às 16h45. Para receber a dose, basta apresentar documentos pessoais, cartão SUS e carteira de vacinação. O imunizante é aplicado em todas as pessoas com idade a partir dos seis meses.
Casos
Segundo a 20ª Regional de Saúde, oito casos da nova cepa foram registrados nos 18 municípios que compõem a regional, até o momento nenhum em Marechal Rondon.
A transmissão da doença é considerada comunitária, ou seja, o contágio entre as pessoas acontece em um mesmo ambiente, sem a possibilidade de saber a origem.