Para cada caso confirmado, estimativa é de que entre 15 a 25 pessoas tenham o vírus e não sabem
Marechal Rondon tem 115 casos ativos de HIV. Se for levado em consideração a estimativa do Ministério da Saúde, de que para cada caso confirmado existem outras 15 a 25 pessoas que tenham contraído a doença, e ainda não sabem, o município rondonense tem uma média de 2.500 pessoas com o vírus HIV: quase 5% da população.
O número de casos de HIV que foi confirmado neste ano de 2023, preocupa as autoridades rondonenses.
Durante todo o ano de 2022, foram confirmados 12 casos em Marechal Rondon e em relação a este ano de 2023, somente nos primeiros seis meses, já foram confirmados 16 novos casos.
No momento, Marechal Rondon está com 115 casos ativos de HIV, conforme revela o diretor da UPA, Tiago Krielow…
Existe uma estimativa dos órgãos de saúde, de que para cada caso confirmado, existem outras 15 a 25 pessoas que tenham contraído a doença, contudo, ainda não sabem.
Ou seja, Marechal Rondon tem no momento 115 casos confirmados e levando em consideração essa estimativa, com uma média de 20 pessoas para cada caso confirmado, o município teria no momento 2.300 pessoas com HIV…..
Um número positivo é o fato de que a população rondonense tem procurado as unidades de saúde para fazer as testagens de HIV, conforme destaca o médico Tiago…..
O diretor da UPA, Tiago Krielow, esclarece detalhes que diferenciam o HIV e a AIDS……
Outro número que também preocupa a Secretaria Municipal de Saúde diz respeito aos casos de sífilis e somente neste ano de 2023, Marechal Rondon já confirmou 52 casos da doença.
O diretor da UPA, Tiago Kriellow, reforça que todas a unidades de saúde do município, da sede e interior, disponibilizam de testes rápidos, que fazem a checagem do HIV, sífilis e hepatites: o exame é gratuito e o resultado sai em 30 minutos.