Marechal Rondon tem o 2º maior índice de reciclagem do Oeste do Paraná

Município ficou atrás apenas de Cascavel

A Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico Itaipu Brasil (PTI) lançaram, na terça-feira (23), o Caderno da Reciclagem. A publicação apresenta os principais resultados alcançados pelo programa Gestão de Resíduos Sólidos (GRS) realizado no período de 2019 a 2022.

O lançamento aconteceu durante a 6ª edição do Congresso Sul-Americano de Resíduos Sólidos e Sustentabilidade (Conresol), que acontece em Foz do Iguaçu.

Promovido pela Itaipu, em parceria com as gestões públicas municipais do Oeste do Paraná e do Mato Grosso do Sul, o programa GRS já investiu mais de R$ 100 milhões em iniciativas para a expansão e o fomento da reciclagem, incluindo a estruturação de 67 unidades de valorização de recicláveis (UVRs), com foco na inclusão socioprodutiva dos catadores de materiais recicláveis.

O investimento vem trazendo resultados positivos na região. Prova disso é que Marechal Cândido Rondon tem despontado como um dos municípios que mais conseguem reverter esse apoio em resultados concretos. No município há duas associações de catadores, a partir das quais mais de 70 famílias sobrevivem diretamente da comercialização do material reciclável e da prestação do serviço de coleta seletiva à prefeitura.
De acordo com Marcos Chaves, engenheiro ambiental da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, as duas associações encaminharam para reciclagem no ano passado cerca de 562 toneladas de plástico, 848 toneladas de papel, 184 toneladas de metais e 305 toneladas de vidro, o que gerou uma receita de comercialização superior a R$ 1,6 milhão. Foram recicladas em torno de 1,9 mil toneladas de produtos.

“Tivemos uma evolução muito grande, visto que aumentamos em 115% a reciclagem no município nos últimos cinco anos. Contudo, ainda há espaço para ampliar esse índice, pois a estimativa é de que recuperamos 66% do material que pode ser reciclado. Precisamos sensibilizar a população que ainda não vê a importância da atitude de separar o lixo, para que possamos alcançar resultados ainda mais expressivos”, pontuou Chaves.

Adriano Backes, secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, ressalta que esses resultados só acontecem graças ao trabalho sério e comprometido das associações de catadores e do apoio da administração municipal, por solicitação do prefeito Marcio Rauber e do vice Ila (Ila Hofstaetter), bem como dos parceiros.

“Estamos muito felizes com o resultado e queremos agradecer à ACAN e à Cooperagir pelo trabalho realizado, à administração municipal por acreditar nesse projeto, à Itaipu Binacional que é nosso maior parceiro e principalmente a cada rondonense que compreendeu que seu ato diário de separar o lixo representa ganhos econômicos, ambientais e sociais para Marechal Rondon”, salientou Backes.

O caderno da reciclagem com mais informações sobre o programa GRS promovido pela Itaipu Binacional, está disponível no endereço https://bit.ly/43lwhpd.

 

Pode ser uma imagem de 1 pessoa, veículo de serviço, depósito de madeira e texto

Pode ser uma imagem de 2 pessoas, grama e texto

Pode ser uma imagem de texto

 

Fonte: Assessoria