Marechal Cândido Rondon passa a contar com mais um local de comercialização de produtos orgânicos, da agricultura familiar, além de produtos de artesanatos de “fundo de quintal”.
Desde o ano passado, um grupo de pessoas está trabalhando para isso e agora a feira livre denominada de “Sabor e Arte” se torna realidade no município, sendo mais uma opção para os rondonenses que queiram consumir produtos naturais e fresquinhos.
A tradicional feira do produtor na rua Dom João VI, ao lado Sindicato Rural, não sofrerá alterações: continuará sendo realizada nas terças e sextas-feiras, das 17h às 19h30.
A nova feira será realizada nas quartas-feiras, das 17h às 20h, e nos sábados, das 9h às 13h, no Parque de Exposições, no Pavilhão onde durante a Expo Rondon é montada a praça de alimentação.
Uma Associação de Feirantes foi constituída para organizar o evento: presidente Sandra de Oliveira; vice-presidente Inácio Vorpagel; e secretário Joel Pedro Veigant.
Na data de ontem, integrantes da associação se reuniram na prefeitura para tratar sobre detalhes da exposição.
As tratativas para esta nova feira iniciaram no Setor de Alimentação Escolar da prefeitura e no Conselho da Alimentação Escolar.
A Itaipu Binacional também ofereceu apoio, com a doação de 12 barracas e a Unioeste que organizou o estatuto e realizou pesquisa para saber qual o melhor local de comercialização destes produtos.
Segundo a Associação de Feirantes, tudo está dentro das normas da Vigilância Sanitária e do Serviço de Inspeção Municipal.
Conforme Sandra de Oliveira , já estão inscritos 20 feirantes, porém, está aberto para novos participantes, por isso, é denominada de feira livre.
Ela explica que a principal diferença para a feira já existente, é que ela permite a participação tanto de agricultores, quanto de pessoas da cidade.
O lançamento acontece neste sábado, das 13h às 18h, no Lago Municipal de Marechal Cândido Rondon.
Dentro em breve, durante a realização da feira, nas quartas-feiras, as secretarias da prefeitura deverão promover atividades paralelas no local, como atividades físicas, oferecer exames médicos, apresentações de danças, entre outros.