“bônus” é de mais de R$ 500 mil
A Confederação Nacional de Municípios listou os municípios paranaenses que vão receber complementação do FUNDEB (Fundo de Manutenção da Educação Básica).
Os dados foram apontados no levantamento do Ministério da Educação, na avaliação do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
No total, 149 municípios do Paraná tiveram destaque na redução de índices de desigualdades raciais, socioeconômicas e sociais nas escolas municipais e estão aptos a receber o “bônus”, entre eles Marechal Cândido Rondon.
Os bons índices atingidos pelo município serão recompensados em com valor de R$ 505.388,27, nos repasses do Fundeb.
Conforme o secretário de Educação, Fernando Volpato, para atingir os índices o município passou por uma avaliação de gestão, que levou em conta dados do censo escolar e indicadores decodificados do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica).
De acordo com Volpato, “o repasse é realizado levando em consideração os tópicos de gestão e aprendizagem entre os alunos, a proficiência em língua portuguesa e matemática e a redução das desigualdades raciais, socioeconômicas e sociais, o que é medido pelos dados socioeconômicos, pelos próprios dados de censo e pela aprendizagem.
Volpato acrescenta que “se o aluno que for declarado como negro, vulnerável socialmente e que tem uma renda inferior, não conseguir progredir na escolarização na língua portuguesa e matemática, o município não consegue atingir esse indicador”.