Na tarde de quinta-feira (24), circularam imagens que teriam sido gravadas em uma balsa que faz a travessia Brasil/Paraguai, através do Porto Internacional de Santa Helena. A empresa de transportes seria do Paraguai e as imagens mostravam ao menos um caminhão carregado com grãos, despejando a carga no Lago de Itaipu, para evitar o naufrágio.
A Marinha do Brasil, através da Capitania Fluvial do Rio Paraná, enviou nota ao Correio do Lago, informando que vai fiscalizar a balsa antes que ela volte a operar no Brasil. Veja abaixo:
“A Marinha do Brasil (MB), por meio da Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP), tomou conhecimento, pelas redes sociais, de um incidente ocorrido na manhã do dia 24 de abril no Lago de Itaipu na região de Santa Helena, onde uma embarcação (do tipo balsa) pertencente a uma empresa paraguaia que realiza a travessia entre o Paraguai e o Brasil teria enfrentado problemas de flutuação durante a operação que transportava, inclusive, caminhões a bordo.
A CFRP informa que não recebeu nenhum pedido de socorro pelo número 185 (Serviço de Busca e Salvamento da Marinha – SALVAMAR) nem por qualquer outro meio de contato. Ao tomar conhecimento do fato a CFRP enviou uma equipe ao Porto de Santa Helena a fim de apurar o ocorrido, contudo a embarcação envolvida encontrava-se no porto localizado na margem paraguaia.
Ciente de que não houve vítimas, a CFRP realizará inspeção na embarcação, antes que a mesma volte a operar no Brasil, afim de verificar a segurança dos usuários. Diligências para apurar as causas do episódio estão em andamento. Ressalta-se a importância da observância por parte dos operadores destas embarcações quanto às determinações concernentes à documentação necessária para realização deste serviço, bem como ao cumprimento das diretivas quanto ao limite de carga transportada e presença dos itens de segurança a bordo.
Por fim, a MB reforça que, em casos de emergência na água, o número 185 (Serviço de Busca e Salvamento da Marinha – SALVAMAR) está disponível 24 horas por dia.”