Conforme divulgado pelo boletim epidemiológico diário desta quarta-feira, 25, um menino de nove anos foi vítima do Novo Coronavírus (Covid-19). Até o momento, essa criança foi a pessoa mais jovem a falecer por decorrência de complicações clínicas causadas pelo vírus na cidade de Toledo.
O jovem havia sido hospitalizado no dia 12 de agosto e, devido uma rápida piora em seu estado de saúde, foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nesse mesmo dia. Até o momento, não foi informado se o menino possuía alguma outra doença ou comorbidade.
A importância dos cuidados preventivos e da vacinação
Mesmo com a vacinação cada vez mais avançada, ainda existem diversos cuidados necessários para tentar garantir o máximo de segurança a todos e, assim, evitar que tragédias como essa se repitam.
Em uma conversa com o médico e diretor-geral da Secretaria Municipal de Saúde de Toledo, Fernando Pedrotti, ele destacou alguns cuidados que ainda devem ser realizados. “A Covid-19 é uma doença prevenível. Essa prevenção ocorre através de medidas que visam evitar a transmissão do vírus de uma pessoa para a outra. Essas ações, especialmente, são: o uso de máscara de forma adequada, onde proteja o nariz e a boca. Caso esteja úmida, ela deve ser trocada. Outras medidas fundamentais a serem seguidas é o ato de evitar aglomerações, manter o distanciamento social, evitar ambientes que não sejam ventilados e a lavagem adequada das mãos, que devem acontecer várias vezes ao dia”, complementa Pedrotti.
Dessa mesma forma, mesmo após vacinados, toda a população ainda deve se atentar a esses cuidados. “A vacinação não exclui a necessidade dos cuidados e das demais medidas de prevenção. Não podemos abandonar os cuidados e não podemos abrir mão da prevenção.”, finaliza Pedrotti.