Conectado com

Geral

Ministério Publico determina bloqueio de bens do ex-prefeito Moacir Froehlich

A Vara da Fazenda Pública do Ministério Público de Marechal Cândido Rondon, determinou a indisponibilidade de bens de ex-prefeito e ex-secretário de Administração do Município (Gestão 2013-2016), investigados pelo Ministério Público do Paraná por ato de improbidade administrativa.

A liminar atende ação civil pública ajuizada pelo MPPR a partir da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca, que identificou envolvimento dos agentes públicos em fraude em processo licitatório realizado pela Administração.

A partir das investigações, foram constatados indícios de superfaturamento na contratação de empresa prestadora de serviço de lavagem de veículos da frota municipal nos anos de 2012 e 2013.

De acordo com o apurado, o contrato foi feito em valores acima dos praticados no mercado.

A fraude teria sido facilitada pelas precárias condições de tramitação dos procedimentos da Administração – para a instrução do processo licitatório, por exemplo, sequer foram anexados o número mínimo de três orçamentos aptos à concorrência, além de ter sido utilizado no pregão o maior preço encontrado, em vez de ter sido limitado ao preço médio praticado.

Além do ex-prefeito Moacir Froehlich e do ex-secretário, Altair Genz o Maninho, também são réus na ação o sócio da empresa contratada indevidamente e a própria pessoa jurídica do negócio – que também foram atingidos na liminar, deferida como garantia de pagamento de eventual multa civil a ser aplicada ao final do processo.

Cada réu teve os bens bloqueados no limite de R$ 108.745,14, de forma individualizada, mais R$ 54.372,57, solidariamente (valor dividido entre os quatro requeridos).

No mérito, o Ministério Público pede que os responsáveis sejam condenados às sanções previstas na Lei de Improbidade Administrativa, como a perda da função pública, pagamento de multa, suspensão dos direitos políticos e proibição de contratar com o poder público.

 

Informações do Ministério Público.

O advogado de defesa do ex-prefeito Moacir, João Bersch, fala sobre o caso..

 

Economia

Cercar realiza assembleia de prestação de contas nesta quinta-feira (27)

Está confirmada para esta quinta-feira, a partir das 14h00,  no pavilhão da Comunidade Evangélica Martin Luther, a Assembléia Geral Ordinária da Cooperativa de Eletrificação Rural de Marechal Cândido Rondon.

A programação inicia com uma prestação de contas de 2029, apresentação do relatório de gestão, demonstrações contábeis e pareceres da auditoria externa e do conselho fiscal.

Além disso, haverá exposição da previsão orçamentária e do plano de atividades para 2020.

De acordo com o diretor-presidente da Cercar, Alcino Biesdorf, durante a Assembléia também será discutido a respeito das sobras da cooperativa.

Ele explicou que uma parte foi adiantada para o associado em dezembro do ano passado e, agora, será discutido se o restante será mantido em cota capital ou se será distribuído.

Biesdorf acrescenta que, apesar da crise em alguns setores, a Cercar conseguiu fechar o balanço do ano passado de forma positiva.

 

 

Continue Lendo

Economia

Prefeito Mano convoca à população para o arrastão contra a dengue em Pato Bragado

Com o apoio das demais secretarias e dos servidores municipais, a Secretaria de Saude de Pato Bragado vai realizar nesta quinta e sexta-feira um arrastão contra a dengue.

Até a semana passada o município tinha 90 notificações e 8 casos confirmados da doença, com tendência de crescimento desses números semanalmente.

Numa reunião realizada na prefeitura, secretários e servidores foram convocados para ajudar no trabalho de vistoria e eliminação de locais que possam servir de abrigo para a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

Conforme a diretora do departamento de Atenção Básica, Simoni Tornquist, a população precisar estar consciente que, se o município atingir 13 casos autóctones, confirmados, inevitavelmenbte precisará ser decretado o “estado de epidemia”.

O prefeito Leomar Rohden, o Mano  pede à população para que aproveite o feriado para realizar uma faxina na casa e quintais, depositando tudo que não serve mais e que acumula água, facilitando assim, o trabalho das pessoas desse grande mutirão pela vida.

Ouça a entrevista.

Continue Lendo

Geral

Equipes de combate a dengue seguem com os trabalhos no feriado de carnaval em Marechal Rondon

Mesmo no feriado de carnaval, a Secretaria Municipal de Saúde de Marechal Cândido Rondon segue com as frentes de trabalho de combate ao mosquito transmissor da dengue.

As ações são coordenadas pelo Setor de Endemias, com destaque para as regiões onde há maior numero de casos de notificações.

A secretária rondonense da saúde, Marciane Specht, fala do trabalho reforçado neste feriado de carnaval.

Ouça entrevista.

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.