Rádio Difusora do Paraná

Ministra da Agricultura promove agro brasileiro no Irã

País é um dos grandes produtores de fertilizantes, especialmente ureia

 

Em visita à Shiraz, no Sul do Irã, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, ressaltou o potencial para que Brasil e Irã estreitem ainda mais suas relações bilaterais no campo agroalimentar.

Em um evento realizado pela Câmara de Comércio de Shiraz, a ministra ouviu empresários iranianos interessados em fazer negócios com o Brasil e destacou que o Brasil tem interesse em aumentar as exportações e, ao mesmo tempo, comprar fertilizantes iranianos.

Tereza Cristina lembrou que o Irã importa de outros parceiros comerciais quantidades consideráveis de produtos nos quais o Brasil é altamente competitivo, como arroz, açúcar e algodão, e ressaltou a necessidade de diversificar a pauta de exportação.

O Embaixador do Brasil no Irã, Laudemar Gonçalves Neto, disse que os empresários iranianos devem intensificar as visitas ao Brasil para o intercâmbio de informações e realização de negócios, especialmente na participação de feiras do agronegócio.

A possibilidade de acordos de cooperação técnica entre os dois países também foi lembrada por Tereza Cristina.

O Irã ocupa 23ª posição no Ranking de Exportações Brasileiras, o que representa 1,03% do que o Brasil exporta para o mundo.

Entre os principais produtos que compra do Brasil está o milho, soja, farelo e carne bovina.