Período de 40 dias antecede as comemorações da Páscoa
O Tempo da Quaresma , que inicia hoje, abre de modo mais intenso, um caminho de diálogo com Deus e com o próximo.
Para os católicos, esse é um momento de profunda reflexão e conexão espiritual, pois lembramos a passagem de Jesus pelo deserto e as tentações que enfrentou; é um momento de preparação e conexão com Deus.
A Quaresma é uma tradição do cristianismo que se inicia com o término do Carnaval e é marcada por práticas de penitência, como o jejum e obras de caridade.
Nesses 40 dias de profunda reflexão sobre gestos e atitudes que realizamos no dia a dia, temos a oportunidade de conhecer melhor esta teologia tão profunda do tempo quaresmal.
Dentre as celebrações importantes do Tempo da Quaresma temos a Quarta-feira de Cinzas que instrui: “Convertei-vos, e crede no Evangelho”!
Este é o grande apelo da Liturgia para este dia.
O sentido das cinzas é muito importante por evidenciar no cristão o sinal de arrependimento dos pecados para que eles trilhem um caminho de conversão e purificação para celebrar a Páscoa.
Durante os quarenta dias que precedem a Semana Santa e a Páscoa, os cristãos dedicam-se à reflexão e a conversão espiritual.
Normalmente se recolhem em oração e penitência para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz.
É época de penitências eu se manifestam das mais diversas formas: através de um trabalho voluntário; não reclamar das contrariedades do dia, mas agradecer e louvar a Deus, dentre outros.
Hoje pela manhã ocorreu celebração na Paroquia Sagrado Coração de Jesus, o que será repetido às 19 horas.
Na paróquia Maria Mãe da Igreja a missa está marcada para às 19 horas e 30 minutos.