Rádio Difusora do Paraná

Movimentação de cargas segue em alta nos portos do Paraná

Destaque continua sendo a intensa movimentação de fertilizantes

 

Os portos do Paraná já movimentaram mais de 39 milhões de toneladas de carga, crescimento puxado principalmente pela alta nas importações, o volume acumulado de janeiro a agosto deste ano é 2% maior que o registrado no mesmo período do ano passado.

Principal produto de importação, o desembarque de fertilizantes segue aquecido, segundo  o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

Foram registrados recordes nas movimentações mensais em junho e julho, com mais de um milhão de toneladas de adubos importados pelos portos paranaenses.

Em agosto, o número foi 3% maior que no mesmo mês de 2020 e no  acumulado dos oito meses, o volume de importação de adubo pelos terminais de Paranaguá e Antonina foi 16% maior que no mesmo período do ano passado.

Os fertilizantes representam quase 46% de tudo o que foi importado pelos portos do Paraná de janeiro a agosto deste ano.

O volume de importação acumulado nos oito meses é 20% maior que as 13 milhões e 200 mil toneladas registradas nesse sentido do comércio internacional, no mesmo período do ano passado.

Entre os produtos de importação, são destaques a carga geral; malte e cevada; metanol; trigo; e os óleos vegetais.

Considerando importação e exportação, a movimentação de veículos, com alta de 27%, e contêineres, com alta de 3%, também se destacam.

Considerando somente as exportações, houve um aumento nos volumes carregados de açúcar; óleos vegetais; celulose; e carga geral.

No total acumulado das exportações, houve queda de 8% em comparação com o período de 2020, principalmente pelo comportamento das commodities agrícolas no mercado externo.