Trocas ocorrerão por força da Legislação eleitoral
O prefeito Marcio Rauber concluirá nesta semana as mudanças no secretariado em razão das eleições municipais deste ano.
Isso ocorre porque a legislação eleitoral determina que, quem ocupa cargo na prefeitura sendo ordenador de despesas e desejar concorrer a algum cargo eletivo na próxima eleição municipal, precisa se afastar da função seis meses antes do pleito.
Esse prazo termina no dia 05 agora, próxima sexta-feira.
Das 13 secretarias municipais da administração publica pelo menos seis terão seus titulares trocados.
A Secretaria de Mobilidade tem como titular o coronel Welyngton Alves da Rosa, que tem confirmado sua pré-candidatura como vereador.
Marciane Specht, da Saúde, também se afastará para concorrer a uma cadeira no Legislativo rondoniense.
Em outras três pastas, os titulares deixarão as secretarias e reassumirão seus mandatos na Câmara, já que foram eleitos vereadores, e também precisam se licenciar seis meses antes do pleito eleitoral deste ano.
Claudinho Koheler, da Secretaria de Gestão de Governo; Adriano Backes da Agricultura e Política Ambiental; e Pedro Rauber da Secretária de Obras e Serviços Públicos.
As noticias que correm apontam também, para dois novos nomes que hoje ocupam secretarias, mas que estariam “ensaiando” para concorrer a uma cadeira na Câmara de Vereadores.
São eles: Junior Niszczak da Cultura, e Fernando Volpato, da Educação.
No inicio da janela partidária, Valdir Port – o Portinho, deixou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico: Portinho também seguiu no partido que estava, o PL, que hoje, está nas mãos do pré-candidato a prefeito pela oposição, Arion Nasihgil.
Voltando as secretarias municipais, ainda não há especulações sobre quais nomes assumirão essas pastas.
Em conversa anterior com o jornalismo da Radio Difusora do Paraná, o prefeito Marcio Rauber havia confirmado que anunciará seus novos secretários ao final da primeira semana de abril, ou seja, possivelmente esta semana, conheceremos os novos nomes que formarão o 1º escalão do governo Marcio e Ila.