Rádio Difusora do Paraná

Mudas de árvores serão plantadas sexta-feira no parque de lazer de Porto Mendes

Haverá o cultivo de uma árvore símbolo do país, além do plantio de mudas de Ipê Roxo e Peroba. Ação é idealizada pela Itaipu e conta com a parceria da prefeitura de Marechal Rondon

Ampliar a área de proteção na margem brasileira do reservatório de Itaipu Binacional. Com esta finalidade, será realizado na tarde de sexta-feira (22), em uma área de bosque no parque de lazer Annita Wanderer, no distrito rondonense de Porto Mendes.

De acordo com o engenheiro ambiental da prefeitura de Marechal Cândido Rondon, Marcos Chaves, que está à frente do projeto em nível municipal, os 16 municípios lindeiros ao Lago de Itaipu estão convidados a plantar uma muda para simbolizar a árvore de número 24 milhões. “Autoridades e uma turma da Escola Municipal de Porto Mendes vão plantar uma muda de Pau-Brasil, árvore símbolo do país, e dez mudas de Ipê Roxo e Peroba”, expõe.

“A área escolhida pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, a pedido do prefeito Marcio Rauber, é um bosque. Queremos representar todo o trabalho realizado no decorrer de tantos anos em Marechal Rondon quanto à preservação das áreas verdes, em especial na reserva de Itaipu, patrimônio este que a gente ajuda a cuidar, para ter consciência ambiental e também geração de energia”, prossegue Chaves.
O engenheiro ambiental informa que a iniciativa terá continuidade para que no futuro existam 30 milhões, 40 e 50 milhões de árvores plantadas na faixa de preservação. “Devido à pandemia da Covid-19 terá restrição no número de convidados, será exigido o uso de máscara e haverá observância aos protocolos sanitários”, completa.

Pioneirismo

No ano de 1979, a Itaipu iniciou um trabalho pioneiro de restauração de ecossistemas e de conservação da biodiversidade. De lá para cá, a líder mundial em geração de energia limpa e renovável consolidou esse programa ambiental, o maior já realizado no setor elétrico.
Neste ano, outra marca muito expressiva será alcançada na margem brasileira: a de 24 milhões de árvores plantadas nas áreas protegidas no entorno do reservatório da usina. Esta conquista será devidamente celebrada com uma campanha que inclui o plantio simbólico nos 16 municípios lindeiros.

 

Fonte: Assessoria