Conectado com

Geral

Mulher de 33 anos é o novo óbito por coronavírus em Marechal Rondon

Município tem 154 casos ativos com 14 pessoas na UTI; 11 em hospitais ou UPA; e 129 em isolamento domiciliar

Marechal Cândido Rondon confirmou nesta quinta-feira (07/07) novo óbito por coronavírus, o de número 116.

Faleceu uma mulher de 33 anos, cujos sintomas iniciaram no dia 26 do mês de junho; internou na UPA e foi transferida para o Hospital Bom Jesus de Toledo, onde foi intubada; e faleceu na terça-feira: ela não tinha comorbidade.

Marechal Cândido Rondon registrou redução nos casos ativos de coronavírus: eram 169 e agora são 154, com 14 pessoas na UTI; 11 em hospitais ou UPA; e 129 em isolamento domiciliar.

278 rondonenses são monitorados pelo call Center; e 78 aguardam o resultado de exame.

Geral

Sindicato Rural de Marechal Rondon vai lançar campanha para ampliar quadro social

Está confirmada para hoje, quarta-feira, a partir das 14h00, no auditório da Associação Municipal dos Suinocultores, a Assembleia Geral Ordinária do Sindicato Rural Patronal de Marechal Cândido Rondon.

Além de a entidade prestar contas do exercício financeiro de 2023, na ocasião também serão apresentadas as atividades desenvolvidas ao longo do ano passado, será divulgado o parecer do Conselho Fiscal e debatidos outros assuntos de interesse das famílias rurais.

Serão abordadas várias ações que o Sindicato desenvolve em prol de melhores dias para o agronegócio microrregional.

Dentre estas questões, está a luta em prol de uma energia rural de melhor qualidade, pela redução das exigências para o trânsito de máquinas agrícolas nas rodovias, ampliação do seguro rural, e várias outras demandas do setor produtivo.

Durante a Assembleia, o presidente Edio Chapla também anunciará a realização de uma campanha para aumentar o número de associados e vai revelar os benef[icios que as famílias do campo têm a partir do momento em que se filiam ao Sindicato Rural…..

 

Continue Lendo

Geral

Com aumento de casos de dengue, Pato Bragado entra em epidemia de dengue

Qualquer sintoma, deve-se procurar atendimento médico.

Diante de todas as medidas adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde para controle da do mosquito Aedes aegypti, os números estão elevados, alarmantes e confirmam uma epidemia de dengue em Pato Bragado.

Quando as ações dos municípios se tornaram insuficientes diante do mosquito, um pequeno inimigo, mas com consequências desastrosas no organismo, o Governo do Estado solicita ao Ministério da Saúde que faça a aplicação especial de inseticida a Ultra Baixo Volume (UVB), conhecida popularmente como fumacê. Trata-se de uma fumaça com baixas doses de um inseticida que permite eliminar a maior parte dos mosquitos adultos, presentes na região.

O pedido de envio do fumacê já foi feito por parte da Secretaria de Saúde e será enviado à 20ª Regional de Saúde.

Portanto, a Secretaria de Saúde de Pato Bragado aguarda a vinda do fumacê ou uma atitude do Governo do Estado, diante da escalada de casos.

A aquisição do inseticida específico para o combate à dengue é feita pelo Governo Federal, que adquire de indústria internacional, pois não é de fabricação nacional. Posteriormente é repassado aos estados e, assim, aos municípios.

No entanto, Governo Federal está com dificuldades para aquisição e, consequentemente, o repasse também está afetado.

A falta de aquisição do inseticida não é única e exclusiva do município. Há uma hierarquia para aquisição que precisa ser respeitada. Como muitos municípios, Pato Bragado também sofre com a falta de inseticida e todas as medidas cabíveis por parte da Secretaria Municipal de Saúde estão sendo tomadas.

A Secretaria Municipal de Saúde solicita à população para que também faça a sua parte. Cuide dos quintais, não deixe água parada e faça uso constante de repelentes e inseticidas domésticos.

Qualquer sintoma, deve-se procurar atendimento médico.

 

Fonte: Assessoria

 

Continue Lendo

Geral

Piscina denunciada em residência no centro de Marechal Rondon não tem focos de dengue

Apesar do estado de abandono, piscina denunciada em residência no centro de Marechal Rondon não tem focos de dengue.

 

A reportagem da Radio Difusora do Paraná recebeu nesta terça-feira (23) um vídeo, por whatssap, denunciando uma piscina no centro de Marechal Rondon, que estaria em situação de abandono.
A localização dessa casa com a piscina é na rua 07 de setembro, bem no centro.

É de fonte segura, que agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde receberam a denuncia e foram verificar a situação.

A princípio, segundo informações extraoficiais obtidas pela nossa reportagem, apesar do visual da piscina estar péssimo – água bastante turva / escura, a situação / condição da água está normal.
Pelo menos três agentes do setor de endemias fizeram um trabalho de varredura no local e não identificaram nenhuma larva do mosquito transmissor da dengue.

No caso específico dessa denuncia, acontece que a piscina é habitada por peixes, das espécies lambari e tilápia, as quais seriam predadoras das larvas do aedes aegypti, e por isso, não foi identificado nenhum foco da doença no local.

Denuncias de situações onde há descasos em Marechal Rondon, podem ser feitas pelo fone / whatssap 45-3254-7766.

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.