Rádio Difusora do Paraná

Município de Quatro Pontes registra óbito suspeito por covid-19

A Secretaria de Saúde, de Quatro Pontes registrou um óbito suspeito de coronavirus: ontem, quinta-feira, para melhor entendimento da população em geral emitiu nota de esclarecimento.

“No dia 27 de maio, por volta das 09h00, a Vigilância Epidemiológica do Município de Quatro Pontes recebeu a informação da ocorrência de um óbito em domicílio, de uma paciente com histórico de câncer, com internamento em Unidade de Terapia Intensiva há menos de 14 dias na cidade de Cascavel”.

O Município de Cascavel tem, até o momento, o registro de 317 casos confirmados do novo coronavírus e, destes, 07 foram à óbito.

Após tomar conhecimento do caso, em conversa com a médica Ana Perin, a mesma relatou que a referida paciente apresentou nos últimos dias tosse produtiva, sendo este um dos sintomas característicos da doença provocada pelo novo coronavírus.

A fim de adotar as melhores medidas, a equipe da Secretaria de Saúde entrou em contato com a chefia da 20ª Regional de Saúde de Toledo, que orientou a manejar este caso como suspeito para Covid-19, levando em conta o fato de que a mesma esteve em UTI fazendo uso de ventilador mecânico, em um município que está com transmissão comunitária.

De acordo com os protocolos apresentados a todas as Secretarias de Saúde do Estado, bem como aos Setores de Epidemiologia municipais, a fim de evitar a contaminação da equipe de Saúde e evitando disseminar a transmissão viral, é exigida, por parte dos profissionais de saúde, uma paramentação específica para que os profissionais possam entrar em contato com o corpo do paciente, diminuindo, assim, o risco de contágio.

Este protocolo e toda a paramentação que é obrigatória à equipe de saúde, descreve a obrigação da equipe de saúde, juntamente com a epidemiologia local, de realizar no momento do registro e constatação de qualquer óbito, que apresentando qualquer sintoma respiratório seja realizada a coleta de material para exame laboratorial, a fim de descartar ou confirmar o caso suspeito.

Além desta coleta, o preparo do corpo também deve ser feito pela equipe de saúde, acompanhada pela funerária, que dá início aos protocolos para o funeral após lacrar o caixão, juntamente com a equipe de saúde.

A Secretaria de Saúde de Quatro Pontes ressalta que amostras foram coletadas para envio ao Laboratório Central do Estado, a fim de confirmar ou descartar o caso.