CPR Verde remunera produtor que preservar mata nativa em sua propriedade.
O Governo Federal celebrou os 1000 dias de gestão, com o lançamento do Programa Nacional Águas do Agro, do Ministério da Agricultura.
O programa dialoga com os esforços em promover a sustentabilidade nos processos produtivos da agropecuária brasileira, por meio da disseminação de tecnologias fundamentadas em manejos conservacionistas do solo e da água.
Com a adoção do planejamento do uso da terra e de tecnologias integradas com o uso dos recursos naturais, potencializa-se a produtividade e a saúde dos solos.
A diretora do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação do Mapa, Mariane Crespolini, explica que o programa levará orientações para as propriedades rurais com disponibilidade hídrica crítica, que recebem menos assistência técnica com a maior presença de solos descobertos e erosão acentuada, e municípios que recebem menos assistência técnica e com maior proporção de propriedades com uso de irrigação.
Por sua vez o secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Mapa, Fernando Camargo, ressaltou que o programa vai combater problemas, como a erosão do solo, além de melhorar a qualidade do solo e da água para a produção rural.
Durante o evento o presidente assinou o decreto que cria a Cédula de Produto Rural, CPR Verde, que poderá ser emitida a partir deste mês, remunerando o produtor rural serviços ambientais, como preservação de mata nativa em sua propriedade.