Rádio Difusora do Paraná

Não prorrogação do período para plantio da safrinha preocupa lideranças

Lideranças do setor produtivo temem que a não prorrogação do Zoneamento Agrícola de Risco Climático, prorrogando o período para o plantio do milho da safrinha, comprometa a produtividade de grãos no inverno

 

Na semana passada o Ministério da Agricultura, o Banco Central e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária divulgaram nota conjunta para informar que está afastada a possibilidade de prorrogação do Zoneamento Agrícola de Risco Climático “de forma intempestiva”.

Estados que sofreram períodos de prolongada estiagem, como o Paraná, solicitaram à pasta a prorrogação do período de plantio da safrinha de milho, que é semeada depois da colheita da soja.

Na nota, o Ministério disse que o Zoneamento, utilizado como referência obrigatória para enquadramento do crédito de custeio no Programa de Garantia da Atividade Agropecuária e para acesso ao Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural, é elaborado com o objetivo de quantificar os riscos relacionados aos eventos meteorológicos adversos e identificar, em cada município, a melhor época de plantio conforme o ciclo das cultivares e de solos.

O Ministério da Agricultura alegou que as alterações dos prazos de Zoneamento Agrícola sem estudos técnicos que as fundamentem trazem riscos altíssimos para o Proagro, pois as alíquotas vigentes, a estrutura atuarial e as normas do programa consideram a medida vigente.

Justificou ainda que tal procedimento estaria desprestigiando e até mesmo desmoralizando o próprio instrumento do Zoneamento, além de trazer alto risco moral ao se considerar a possibilidade de desvios e irregularidades contra o Proagro que essa medida traria para a situação atual e as vindouras.

O pedido da Federação da Agricultura do Paraná, dentre outras entidades, foi motivado por condições climáticas adversas, como altas temperaturas e falta de chuvas, que fizeram com que os produtores retardassem o plantio de soja.

Perguntado se essa negativa do pedido de prorrogação do período de plantio da safrinha de milho pode prejudicar até que ponto a produção de grãos de inverno no Estado, o engenheiro agrônomo do Departamento de Economia Rural, João Luiz Nogueira, da Unidade de Toledo, destaca…

https://radiodifusora.net/wp-content/uploads/2020/02/FAN-BAHIA.mp3?_=1