Conectado com

Geral

No Dia Internacional de Luta Contra a Violência à Mulher, vítimas são estimuladas a denunciar agressores

São diversos os canais que podem ser utilizados para buscar ajuda

A violência contra a mulher, especialmente a chamada violência doméstica, em suas várias formas, vem assumindo proporções alarmantes na sociedade, inclusive, em Marechal Cândido Rondon. Diariamente os noticiários apresentam casos de mulheres que foram agredidas, na maioria dos casos, pelos seus companheiros.

Os mecanismos legais, como a Lei Maria da Penha, têm contribuído significativamente para o enfrentamento dos abusos violentos. Com a lei, aumentou o rigor das punições das agressões contra a mulher no ambiente doméstico e familiar, além de indicar a responsabilidade de cada órgão público para ajudar a mulher que está sofrendo a violência e estabelecer medidas protetivas de urgência para a vítima. Mesmo assim, a grande maioria das mulheres que sofrem violência, não recorrem à justiça, seja por desconhecimento de seus direitos, seja por medo e ameaças dos seus parceiros, ou por sentimentos de desvalia pessoal e de incapacidade de se defender e sobreviver economicamente.

O Dia Internacional de Luta Contra a Violência à Mulher é em 25 de novembro. A Secretaria de Assistência Social, comandada por Josiane Laborde Rauber, aproveita a data para estimular as mulheres que são violentadas a denunciar os agressores. Ela lembra que são diversos os canais que podem ser utilizados para buscar ajuda.

Acolhimento

Nas entidades municipais, como o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), por exemplo, essas mulheres conseguem romper o silêncio e lutar contra o medo, as frustrações, os traumas, e dar início a uma nova vida, através de atendimento e acompanhamento especializado realizado pelas equipes técnicas. Abusos físicos e psicológicos sofridos na infância, adolescência ou no relacionamento, por seus parceiros, são graves, mas perdem força quando a mulher se sente acolhida e percebe seu valor. A rede de assistência à saúde física e mental, assim como outros equipamentos socioassistenciais, têm sido fortes aliados no suporte a essas mulheres diante da crescente demanda de novos casos. Neste sentido, há necessidade de parcerias para ampliar o atendimento às vítimas de violência doméstica. Qualquer que seja a forma de violência sofrida, além da proteção jurídica, a vítima necessita de acompanhamento e tratamento psicológico. As mulheres são alvos de todo tipo de violência, seja ela, física, simbólica ou sexual violência doméstica ou abuso sexual, e na maioria provocada por parentes ou pessoas próximas a vítima.

Onde buscar ajuda?

São diversos os canais onde as mulheres podem procurar ajuda no município. Em caso de agressão ou emergência, a indicação é ligar para a Policia Militar – 190. Em havendo a vontade da elaboração de um boletim de ocorrência, deve-se contatar a Polícia Civil, através do telefone (45) 3254-1400.

Para buscar ajuda no CREAS, através dos seus vários profissionais, o endereço é rua Castelo Branco, nº 209, centro, ou pelos telefones: (45) 3254-8329 ou (45) 99146-7713 (WhatsApp).

Há ainda o apoio e acolhimento do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Rondonense (Commur), cuja sede está localizada na “Prefeiturinha”, no parque de exposições. O atendimento é feito de forma humanizada e profissional, de forma gratuita. Os telefones da entidade são o 180 ou o (45) 98842-6817.

 

Fonte: Assessoria

Geral

Economista e professor, Claiton Schlindwein é anunciado vice na chapa de Arion

Fortalecendo a sua candidatura, o pré-candidato a prefeito, Arion Nasihgil, anunciou hoje o economista e professor Claiton Schlindwein (PODEMOS) como pré-candidato a vice-prefeito na sua chapa. A escolha, que era aguardada pelo meio político local e vinha dando frutos a discussões animadas entre os eleitores, promete adicionar uma nova etapa à corrida eleitoral.

Claiton Schlindwein também é conhecido por sua atuação no serviço comunitário. Com mais de 20 (vinte) anos dedicados ao Lions Club, passando por vários cargos nesta entidade filantrópica, Claiton tem um histórico de envolvimento em iniciativas de voluntariado que beneficiaram inúmeras pessoas na comunidade.

No setor privado, Schlindwein tem uma vasta experiência no setor bancário onde atua há 35 (trinta e cinco) anos, dos quais 28 (vinte e oito) anos como gerente da Caixa Econômica Federal. Além de professor, também foi Diretor na Faculdade de Ensino Superior de Marechal Cândido Rondon – PR (ISEPE) por mais de 5 (cinco) anos. Com várias especializações na área de gestão, sua grande experiência prática no trabalho com pessoas e serviços, é vista como um trunfo valioso para a chapa de Arion, que tem como foco o desenvolvimento econômico e social de Marechal Cândido Rondon, prometendo uma gestão séria e de qualidade.

Arion elogiou a expertise de Claiton em suas áreas de atuação e sua visão para o crescimento econômico sustentável de nosso município. “Prometemos que traríamos um nome de peso para essa disputa, que efetivamente soubesse fazer gestão com excelência, e hoje cumprimos com essa palavra. Muito antes de apenas angariarmos votos, estamos preocupados em fazer Marechal Cândido Rondon crescer e se desenvolver como um município de potencial regional e estadual. Claiton tem a seriedade, a credibilidade e a confiança que um vice-prefeito precisa para auxiliar o gestor a construir um município como sempre sonhamos. Estamos falando de um economista, professor, bancário, com vasta atuação em nossa sociedade. Administração pública não depende apenas de boas promessas e discursos bonitos, mas sim de conhecimento, experiência e sabedoria, e isso o Claiton tem de sobra”, declarou Arion.

Respondendo ao anúncio, Claiton Schlindwein compartilhou sua visão para a cidade e reiterou seu compromisso com a pré-campanha. “Estou honrado em me juntar ao Arion nesta jornada. Nossa colaboração é uma promessa de políticas que irão impactar positivamente todos os cidadãos de Marechal Cândido Rondon, fomentando não apenas o crescimento econômico, mas também a inclusão e o bem-estar social”, afirmou.

A adição de Claiton Schlindwein à chapa é um sinal claro de que a campanha de Arion está se posicionando para sinalizar aos eleitores, que valorizam a experiência prática, sobre a seriedade e o comprometimento ético que serão aplicados na proposta de gestão para o município. O compromisso de trazer uma gestão com pessoas técnicas e experientes está se consolidando.

À medida que as eleições se aproximam, a chapa Arion Nasihgil e Claiton Schlindwein se destaca como uma força significativa, prometendo trazer à população propostas inovadoras para o alcance das metas e objetivos pré-estipulados nessa corrida eleitoral.

 

Com Assessoria

Continue Lendo

Geral

Vereador Sargento Dionir confirma à Rádio Difusora que não disputará mais as eleições deste ano

Divulgação

Reportagem com Maiko Bucker

 

Continue Lendo

Geral

Arion anuncia daqui a pouco seu pré-candidato a vice no grupo de oposição. Vereador Dionir deve desistir do pleito deste ano

Reportagem com Maiko Bucker

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.