Rádio Difusora do Paraná

No Paraná, cerca de 7 mil alunos migraram do ensino privado para a rede estadual

Desde o início da pandemia do coronavírus, cerca de 7 mil alunos migraram do ensino privado para a rede estadual do Paraná, segundo um levantamento feito pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte.

Porém, uma preocupação da pasta é que, muitas famílias retiraram os filhos das escolas particulares e não efetuaram a matricula em outra instituição de ensino.

Com o objetivo de facilitar o processo de matrícula, foi criada uma ferramenta online para realizar a matrícula e agora, o responsável deve acessar um formulário destinado à sua região e preencher com dados do aluno e da família.

Os documentos necessários para a matrícula são: Certidão de nascimento ou carteira de identidade do aluno; comprovante de endereço; carteira de identidade e CPF do Responsável legal; e Histórico escolar.

Para mudar um aluno da rede particular para a rede estadual do Paraná, o responsável deve acessar o site da Secretaria Estadual de Educação e criar um cadastro com o seu e-mail pessoal.

Então, informações sobre o aluno como, idade e série, devem ser preenchidas e nesse momento, também são coletados os dados dos pais ou responsáveis e o bairro onde vive o aluno.

Conforme for avançando, são abertos campos para anexar comprovante de endereço e o documento do aluno e do responsável, além de histórico escolar e carteira de vacinação.

Depois de alguns dias, de posse da declaração de vaga que será enviada por e-mail ao responsável, o pai deverá solicitar a transferência da escola e efetivar a matrícula na escola indicada pelo Núcleo Regional de Educação.