Rádio Difusora do Paraná

Nova Santa Rosa tem 13 casos confirmados de dengue

40 casos foram notificados

Nova Santa Rosa tem casos confirmados de dengue no município.

Por isso, na manhã desta sexta-feira (28) o prefeito, Norberto Pinz e o vice-prefeito e secretário de Saúde, Noedi Max Hardt, se reuniram com a equipe técnica do Setor de Endemias e também da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Infraestrutura.

O objetivo da reunião foi tratar da intensificação dos trabalhos contra o mosquito Aedes Aegypti (transmissor da doença).

Conforme informações do vice-prefeito e secretário de Saúde, Noedi Max Hardt, a situação atual é de que Nova Santa Rosa possui hoje, 40 casos notificados de dengue, sendo 13 confirmados e destes 5 autóctones, ou seja, contraídos no próprio município e 8 importados, contraídos fora de Nova Santa Rosa. “Temos 15 casos aguardando exames, 7 aguardando coleta e 5 já descartados”, explica Noedi.

O vice-prefeito e secretário de Saúde recorda as ações realizadas. “Em novembro de 2019 fizemos um arrastão, coletamos 17 caminhões de lixo. Agora em fevereiro foi feito outro, onde foram coletados 13 caminhões de lixo”, conta. Noedi também explica que foi feito um pedágio na praça, para conscientização da população.

PRÓXIMAS AÇÕES

As ações de combate à dengue serão intensificadas em Nova Santa Rosa. Na semana que vem, sexta-feira (6) será feita uma caminhada com as crianças das escolas pelas ruas da cidade e também o LIRAa (Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes Aegypti). “Assim vamos saber a situação real em que nos encontramos. Uma vez que o índice aceitável de infestação é de menos de 1% e hoje estamos com 4%. Esse índice é muito alto, assim pedimos para nossa população nos ajudar a eliminar os criadouros”, finaliza Noedi.

Fonte: Portal Nova Santa Rosa