No Paraná, entre janeiro e agosto deste ano, foram registrados mais de 6 milhões e 500 mil atendimentos na rede de Atenção Primária à Saúde.
Destes, apenas 1.771.000 foram para homens, contra 4.758.531 atendimentos para as mulheres.
Os dados são do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica e mostram que o público masculino é o que menos procura o serviço nesta área.
Com objetivo de mudar este cenário, a Secretaria de Estado da Saúde está lançando no Paraná a campanha Novembro Azul, que traz como tema central “Homem, cuide da sua saúde de novembro a novembro”.
Inicialmente, o foco do movimento internacional era conscientizar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, mas atualmente o alerta é para o cuidado de todas as outras doenças que afetam diretamente a saúde do homem.
A Secretaria de Estado da Saúde segue a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, que envolve promoção, proteção e prevenção em todas as áreas e serviços da rede pública.
Essa política tem como base cinco eixos principais: acesso e acolhimento, sexualidade responsável e planejamento familiar, paternidade e cuidado, doenças prevalentes na população masculina e prevenção de violências e acidentes.
O Paraná conta com 136 UBS já funcionando com horário estendido e outras 90 aguardam credenciamento por parte do Ministério para adesão.
De acordo com a diretora de Atenção e Vigilância à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Maria Goretti David Lopes, é importante que os homens procurem essas e outras unidades para que possam ser acolhidos e atendidos em todas as suas necessidades..