Rádio Difusora do Paraná

Noventa e cinco produtores na comarca não atualizaram seus rebanhos

A principal atração do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) na ExpoLondrina 2014 é a apresentação de um lote de Purunã, raça que vem ganhando notoriedade entre os pecuaristas e já extrapolou as fronteiras do Paraná, tendo criadores no Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso e até Amazonas. Foto: Divulgação

Terminou ontem a tarde em todo o Estado o prazo dado pela Agencia de Defesa Agropecuária do Paraná, para a atualização dos cadastrados de bovinos, búfalos, cabras, ovelhas, suínos, cavalos, jumentos, mulas, galinhas e peixes, em todo o Paraná.

O procedimento substitui as campanhas anuais de vacinação contra a febre aftosa e faz parte do protocolo que culminará com a conquista pelo Estado, do certificado de área livre de aftosa sem vacinação.

Na unidade veterinária da Adapar, de Marechal Cândido Rondon, do qual também fazem parte os municípios de Mercedes, Quatro Pontes, Entre Rios do Oeste e Pato Bragado, deveriam fazer a comprovação 3.291 produtores.

Todos os 528 produtores de Mercedes; os 367 de Quatro Pontes e os 289 de Pato Bragado atualizaram seus cadastros.

Deixaram de fazê-lo, 95 de Marechal Cândido Rondon e 4 de Entre Rios do Oeste.

Ao fazer uma avaliação dos números verificados ao final da campanha, o medico veterinário Loreno Tafarel diz que os refratários  serão identificados e as medidas cabíveis serão tomadas….

https://radiodifusora.net/wp-content/uploads/2020/12/FAN-JOAO-MARCOS.mp3?_=1