Geral
Novo ciclone se aproxima do Paraná com menor intensidade: ‘Vem trazer o frio’, diz meteorologista

Publicado em:
Alerta foi feito pelo Simepar; frente fria vai permanecer causando chuvas e ventos moderados, principalmente, nas regiões da metade sul do estado, entre terça (7) e quarta-feira (8).
Entre terça (7) e quarta-feira (8), um ciclone extratropical pode atingir novamente o Paraná. O alerta foi feito pelo Sistema Meteorológico do estado (Simepar).
Entretanto, segundo os meteorologistas, os transtornos serão menores do que os causados pelo temporal que atingiu o estado na terça-feira (30), pois o ciclone que se forma no Oceano Atlântico é menos intenso.
De acordo com o Simepar, os ciclones extratropicais são resultado de um sistema de baixa pressão atmosférica, que se forma sobre o oceano e se aprofunda na superfície.
“Vem trazer o frio. Os ventos podem chegar entre 60 km/h e 70 km/h. Chuva mesmo vai ocorrer entre terça e madrugada de quarta-feira”, explicou o meteorologista Paulo Barbieri.
De acordo com ele, a frente fria está em Santa Catarina, entre norte do Rio Grande do Sul e o sul do Paraná.
“A frente fria vai permanecer causando chuvas e ventos moderados, principalmente, nas regiões da metade sul do estado. Os raios não estão descartados. Na sexta-feira e sábado pode ter geada no Paraná”, alertou.
O meteorologista ainda afirma que toda frente fria que passa tem um ciclone que formou ela. Portanto, esses fenômenos acontecem todo ano.
“Toda hora tem ciclone, mas uns se intensificam mais que os outros. Da outra vez, a pressão atmosférica baixou muito rápido e causou ventos de mais de 100 km/h. O dessa semana não se aprofunda tanto, então não causa tantos estragos”, reforçou ele.
Ciclone que se forma no Oceano Atlântico é menos intenso — Foto: Divulgação/Simepar
Conforme o Simepar, Curitiba e Cascavel podem ter mínima de 6º na quinta-feira.
Já Ponta Grossa e Guarapuava podem registrar mínima de 3º na sexta.
Registro do último temporal
Na terça-feira (30), o temporal atingiu diversas regiões do estado e causou estragos. Muitas famílias ficaram ser energia elétrica e sem abastecimento de água.
A velocidade dos ventos chegou a 120 km/h em algumas cidades. Também houve registro de queda de granizo em alguns municípios.
Segundo a Defesa Civil, o temporal atingiu 83 municípios paranaenses e afetou 27 mil pessoas. Cerca de 5,3 mil casas foram danificadas e 10 destruídas. Onze pessoas ficaram feridas durante a chuva com ventos fortes.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/a/L/67L2IASjq63sig0leM1g/estragos-chuva-pr-defesa-civil.jpg)
Temporal causou estragos em 70 cidades do Paraná, de acordo com a Defesa Civil — Foto: Divulgação/Defesa Civil
Em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, um homem morreu depois de cair da cobertura de uma igreja. De acordo com a Polícia Civil, ele estava consertando o telhado que foi destruído pelo vendaval.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/A/2/YAiB6oSqOUxED1ZKMoAQ/eyj1ijoimjuxotu1iiwiysi6ijiwmji4ocisimuioiixntc1otgifq-.jpg)
Uma árvore caiu em um carro na Marechal Deodoro, segundo telespectadora — Foto: Maria Vitória Moreira Alves/Você na RPC
Fonte: G1 Paraná

Geral
CONSEG Marechal e Sindicato Rural Patronal farão a aquisição de dois fuzis para repassar à PM

Publicado em:
Armamento reforçará ações em todos os municípios da área de ação da 2º CIA, com destaque para a Patrulha Rural
Aconteceu nesta quarta-feira (31) no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Rondon, reunião ordinária da diretoria do Conselho Comunitário de Segurança – CONSEG.
Na pauta, assuntos importantes como prestação de contas e a definição para realização da tradicional feijoada do CONSEG, que será realizada no dia 02 de setembro.
Outro assunto importante, foi a discussão da aquisição de duas armas de longo alcance e grosso calibre calibre (fuzil) por meio do Conselho Comunitário de Segurança, para serem repassadas a Segunda Companhia da Policia Militar de Marechal Rondon.
Tratativas neste sentido já vem acontecendo há algum tempo, inclusive, com intervenção do Sindicato Rural Patronal, que realizou encontros importantes, até mesmo com o comandante da Patrulha Rural do Estado do Paraná, coronel Íncare Correa de Jesus.
Naquela ocasião, o presidente do Sindicato, Edio Chapla, se colocou à disposição da Policia Militar, para a própria entidade fazer a aquisição de um fuzil, para repassar ao CONSEG, que posteriormente fará o repasse à Patrulha Rural da PM de Marechal Rondon, para reforçar principalmente a segurança do homem do campo.
Também existe a confirmação, de que um segundo fuzil será adquirido com recursos próprios do CONSEG Marechal, para também ser repassado à PM rondonense.
Única exigência da diretoria do CONSEG e do Sindicato Rural Patronal é de que esses armamentos fiquem na área de ação da Companhia de Marechal Rondon.
Conforme o presidente do CONSEG, Victor Morel, “graças a boa gestão da diretoria e a participação de todos nas contribuições mensais, e nos eventos festivos de arrecadação de recursos, temos um dinheiro bom em caixa, e podemos comprar esse armamento que fará a diferença nas operações policiais” garantiu o presidente do Conselho.
O secretário municipal de Mobilidade, coronel Welyngton Alves da Rosa, afirmou que juntamente com o presidente da Câmara de Vereadores, Soldado Sauer, viabilizou tratativas com o comando do 19º Batalhão da PM, da qual a 2º CIA faz parte, tendo a garantia do comandante do BPM, coronel Jorge Fritola, de que esses armamentos ficarão condicionados em Marechal Rondon. “O coronel Jorge nos garantiu que esses armamentos não sairão daqui, e se comprometeu em reforçar o efetivo, designando novos policiais militares para a Patrulha Rural, a partir da aquisição desses novos armamentos”, concluiu o secretário Welyngton.
Geral
CMEI Zilda Arns comemora dez anos de atividades

Publicado em:
Na terça-feira (30), foram celebrados os dez anos de atividades do CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Zilda Arns, de Marechal Cândido Rondon. Foi prestada uma homenagem vinculada ao projeto A União Faz a Vida, da Sicredi Aliança PR/SP, que reuniu o Coro Canta Marechal, além de uma carreata.
O projeto ocorreu durante o mês, tendo envolvido crianças e pais, bem como servidores do CMEI.
Outras ações trabalhadas no decorrer deste ano pelos professores do CMEI com as crianças, estão relacionadas com a história de vida das crianças, riqueza e importância da leitura, do brincar, dos sons e da música, a grandiosidade da acolhida da criança sendo aplicada na relação escola e família, a iniciação a robótica e a sustentabilidade, as descobertas sensoriais e a riqueza do mundo dos animais.
A diretora Mariza Dalpissol menciona que o CMEI atende a 156 crianças, com idade entre quatro meses até os quatro anos de idade, ofertando os turnos parciais (matutino e vespertino) e o ensino integral. A equipe é formada por 69 servidores. Mariza, as coordenadoras Clarisse Albrecht Kehl e Rubiara Andressa Gonçalves Schein parabenizam os educandos e suas famílias, toda equipe de trabalho, aos voluntários, amigos, fundadores e todos aqueles que já fizeram e fazem parte desta história tão bonita e reforça que toda a equipe segue firme com a missão de ensinar com amor.
Fonte: Assessoria
Geral
Nova Santa Rosa recebe a Coresul Tintas pelo Troféu Difusora

Publicado em:
Confronto no Ginásio Eurides Priebe é decisivo para a classificação dos donos da casa para às quartas de final