Rádio Difusora do Paraná

Novo modelo de pedágio no Paraná ainda gera polêmicas

O início da cobrança de tarifas nas praças de pedágio do Paraná, continua gerando manifestações nos meios políticos e também de entidades representativas do setor produtivo.

Após iniciarem a prestação de serviços de guincho, manutenção e obras emergenciais nas rodovias, concessionárias como a Via Araucária e EPR Litoral Pioneiro foram autorizadas a cobrar pedágio nas estradas sob suas concessões.

A autorização foi concedida pela Agência Nacional de Transporte Terrestre na terça-feira dia 12, e a cobrança poderá ser feita a partir do próximo dia 23 de março.

Motocicletas, motonetas e bicicletas motorizadas estão isentas da cobrança em ambos os lotes, assim como veículos oficiais.

Para as outras categorias de veículos serão aplicados multiplicadores de tarifa que deixam o pedágio mais caro.

A título de recomposição tarifária, os valores receberam um reajuste de R$ 15,75%, correspondente à variação do Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo entre outubro de 2021, data-base da tarifa ofertada no leilão, e março de 2024, início efetivo da cobrança do pedágio.

Apesar de todos os esclarecimentos feitos e das negociações entre os Governos do Estado e Federal, ainda existem questionamento e dúvidas sobre a nova modelagem de concessão.

Para o deputado líder do Governo na Assembleia do Paraná, Hussein Bakri , se o novo modelo não é o mais justo, é melhor que o sistema que predominou ao longo dos últimos anos….

https://radiodifusora.net/wp-content/uploads/2024/03/1-20.mp3?_=1