Novo ZARC retarda o plantio de mandioca na região

Foram recentemente publicadas no Diário Oficial da União, as portarias com o Zoneamento Agrícola de Risco Climático para a cultura da mandioca.

A estimativa de área foi de 1 milhão 280 mil hectares para uma produção de 19 milhões e 400 mil toneladas, o que corresponde a um crescimento de 1,9% em relação ao ano passado.

Trata-se do novo Levantamento Sistemático da Produção Agrícola do IBGE, de janeiro de 2020.

A mandioca é plantada em todo o país, porém os estados produtores com maior destaque são: Pará, Paraná, São Paulo, Amazonas, Acre, Bahia, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.

Os novos estudos de Zoneamento Agrícola classificam os riscos de produção conforme as condições térmicas e hídricas essenciais ao estabelecimento, enraizamento e ganho inicial de matéria seca nas raízes.

Ao comentar o novo zoneamento, o técnico da Agrícola Horizonte, especialista na área, Sigmar Herpich diz que o novo zoneamento retarda um pouco o plantio na região, já que também foi considerado no modelo agroclimático as categorias de solo, conforme a capacidade de retenção de água associada a textura, e os materiais genéticos para propagação…….