O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal, desenvolvido pela Receita Federal em parceria com instituições de Ensino Superior, objetiva oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo.
Desde o dia 28 de março, o Núcleo de Profissionais da Contabilidade da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon – Acimacar – é parceira de um importante projeto colocado em prática pela Unioeste: o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal – NAF.
Conforme o coordenador do Núcleo de Profissionais da Contabilidade da Acimacar, Rodrigo Luiz Glesse, as tratativas para colocar o projeto em prática iniciaram em agosto do ano passado e, no mês passado, o projeto foi tirado do papel de forma definitiva.
O NAF é um projeto desenvolvido pela Receita Federal do Brasil (RFB) em parceria com instituições de Ensino Superior, cujo objetivo é oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo, não substituindo, porém, um escritório de contabilidade.
Em Marechal Cândido Rondon, o NAF é mantido por professores e alunos do curso de Ciências Contábeis da Unioeste, em parceria com a Receita Federal e com apoio de outras entidades, como Núcleo de Profissionais da Contabilidade da Acimacar, a Associação dos Contabilistas de Marechal Cândido Rondon (Acomar), o Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PR), delegacia de Marechal Cândido Rondon e a Prefeitura de Marechal Cândido Rondon.
O NAF atenderá à comunidade rondonense, levando informações importantes ao contribuinte e, principalmente, promovendo que os estudantes de Ciências Contábeis vivam a profissão na prática e saiam da universidade com ainda mais conhecimento e preparados para o mercado de trabalho, promovendo também a melhor organização e profissionalização da classe”, pontua o coordenador do Núcleo de Profissionais da Contabilidade da Acimacar.
Inicialmente, considerando-se a implantação gradativa de sua estrutura operacional, o NAF está oferecendo serviços de orientação relacionados ao Imposto de Renda Pessoa Jurídica e Microempreendedor Individual (MEI).
A lista completa de serviços a serem oferecidos pelo NAF está disponível no site da Receita Federal do Brasil, os quais serão gradativamente implementados.