Rádio Difusora do Paraná

Número de casos de dengue sobe para 85 em Quatro Pontes

Centro da cidade é a região de maior risco.

Quatro Pontes vive uma epidemia de dengue.

O índice de infestação do mosquito Aedes aegypti está em 4,1%, segundo o Levantamento de Índice Amostral, sendo que o preconizado pelo Ministério da Saúde é menos de 1%.

Ontem, conforme boletim da Secretaria de Saúde, há 85 pessoas com dengue, 94 casos notificados, sete descartados e um em espera de resultados.

Toda a cidade está sendo acometida pela doença, mas a área de risco é a região central.

Na semana passada, o centro e bairros receberam um arrastão, realizado por um grande grupo formado por profissionais das Secretarias de Saúde e de Obras, Urbanismo e Transportes, agentes de endemias, Agentes Comunitárias de Saúde, incluindo servidores dos Departamentos de Meio Ambiente, de Fomento à Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, de Cultura, de Esportes, funcionários públicos, além de voluntários.

Amparado por caminhões, o grupo percorreu o município de casa em casa, incluindo lotes e beiras de estradas, recolhendo o maior número de materiais que servia de criadouros de larvas do mosquito.

Além disso, trabalho de conscientização foi feito na cidade

O secretário de Saúde, Marco Antônio Wickert, afirma que prevenir é a melhor forma de evitar a dengue, além da zika e chikungunya.

Ação para incentivar o descarte correto de pneus como uma maneira de coibir os focos do mosquito Aedes aegypti também foi realizada pelo Setor de Controle de Endemias, quando foram coletados mais de 200 pneus.

A Associação Quatropontense de Catadores também foi orientada sobre a eliminação de criadouros de larvas do mosquito e uma das medidas adotadas é a colocação de todo o material recebido dentro de sacos de big bag para posterior seleção e enfardamento.