Número de mortes por Covid é mais que o dobro do que por acidentes no Paraná

O número de mortes causadas pela Covid-19 no Paraná é mais que o dobro do total de óbitos registrados em ocorrências de acidente de trânsito no estado desde o dia 24 de março, quando o governo paranaense decretou estado de calamidade pública por conta da pandemia de coronavírus.

A queda nos acidente deve-se a redução da circulação de pessoas 

O levantamento foi feito com base nos dados do Informe Epidemiológico do Coronavírus, divulgado diariamente pela Secretaria Estadual da Saúde; e com base também nas informações do Sistema Digital de Dados Operacionais do Corpo de Bombeiros do Paraná, que traz atualização em tempo real de ocorrências atendidas pelo Siate.

Em todo o Paraná, desde o final de março até ontem foram registradas 384 mortes em acidentes de trânsito, o que representa uma queda de 4% na comparação com o ano anterior, quando o Estado havia registrado 397 óbitos em ocorrências desse tipo.

Um dos fatores que pode estar relacionado a essa redução, inclusive, é a menor circulação de pessoas em decorrência da necessidade de isolamento social.

O novo coronavírus, por sua vez, havia causado, até o boletim de ontem, 1.028 mortes no estado, número 167% superior ao de óbitos em acidentes de trânsito no período analisado.

Somente no mês de junho foram 446 vítimas da Covid-19.

Já em Curitiba, a Secretaria Municipal de Saúde havia confirmado, também até ontem, 253 mortes pelo novo coronavírus, sendo 102 óbitos apenas em junho.

Os bombeiros, por sua vez, registraram 147 mortes em acidentes de trânsito desde o dia 24 de março, ou seja, o novo coronavírus matou em Curitiba 72% a mais do que os acidentes de trânsito.