47.094 pessoas prestigiaram nesta segunda-feira o primeiro dia da programação oficial do Show Rural Coopavel, em Cascavel.
Isso representa novo recorde de público no dia inicial do evento: no ano passado foram 36.112 pessoas.
Um dos maiores do mundo em transmissão de novos conhecimentos para o campo, o Show Rural Coopavel conta com a participação de 650 expositores e a estimativa financeira para os cinco dias é de R$ 2 bilhões.
O governo do Estado, por meio do Sistema Estadual de Agricultura, participou nesta segunda-feira do Fórum de Sanidade, promovido pela Organização das Cooperativas do Paraná, no primeiro dia do Show Rural, em Cascavel.
Segundo o secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara, o primeiro interessado em ter uma boa sanidade tem de ser o produtor e, depois, a indústria que faz a transformação.
Disse ainda que se esses dois não estiverem interessados não tem sentido, o governo não pode impor na marra.
O secretário destacou que o Estado é uma entidade de auxílio.
Durante a exposição, Ortigara fez um histórico dos esforços feitos há
décadas para que o Estado possa, em 27 de maio de 2021, ser declarado pela Organização Mundial de Sanidade Animal como livre de febre aftosa sem vacinação e ter reconhecida a separação territorial em relação à peste suína clássica, constituindo um bloco à parte entre os Estados brasileiros.
No mesmo evento, o ex-secretário da Agricultura de Santa Catarina, único estado com reconhecimento de livre de febre aftosa sem vacinação, Airton Spies, reforçou o trabalho fundamental da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná para manter a conquista e conclamou os dois Estados para dar exemplo ao mundo desenvolvido no que se refere à sanidade.