Rádio Difusora do Paraná

Números da campanha contra a gripe no Paraná estão aquém do esperado

Apenas 45% do publico alvo se vacinou

 

Na reta final da campanha contra a gripe, um levantamento do Ministério da Saúde divulgado ontem a tarde diz que o Estado do Paraná imunizou, até o momento, apenas 45,2% do público–alvo para a vacina da gripe.

De um total de 3 milhões e 800 mil doses  da vacina Influenza enviadas ao estado para a campanha de vacinação, cerca de 2 milhões foram aplicadas.

No  sábado passado  o Ministério da Saúde ampliou a vacinação da gripe para toda a população acima dos seis meses de idade e a partir de agora, os gestores locais podem definir qual a melhor forma de organizar e estender a imunização em cada município.

A campanha conta com mais de 80 milhões de doses de vacinas Influenza produzidas pelo Instituto Butantan e cerca de 79 milhões de brasileiros fazem parte do público-alvo, que foi contemplado em três etapas.

Como ainda dá tempo de se vacinar a orientação é que as pessoas  procurem um posto de saúde mais próximo e se vacine contra a gripe.

Em todo o Brasil, o Ministério da Saúde já distribuiu mais de 73 milhões de doses de vacinas influenza  e conforme o ultimo levantamento,  cerca de  34 milhões e meio  já foram aplicadas.

Como duas campanhas de vacinação da gripe e da Covid-19 estão acontecendo ao mesmo tempo, a orientação do Ministério da Saúde é para que a vacinação contra a Covid-19 seja priorizada nos grupos prioritários.

Assim, a população-alvo da vacinação contra gripe e que ainda não recebeu doses contra a Covid-19, deve receber antes a vacina Covid-19 e fazer o agendamento da aplicação da vacina influenza, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre elas.