Conectado com

Geral

Obras da Ponte da Integração devem ser iniciadas até novembro no Paraguai

Até o começo de novembro devem começar as obras da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, que já estão bastante avançadas no lado brasileiro, também no lado paraguaio.

 Todas as obras serão custeadas pela Itaipu Binacional 

A sinalização foi dada pelo ministro de Obras Pública e Comunicações do Paraguai, Arnoldo Wiens, ao diretor de Coordenação e Meio Ambiente de Itaipu, Luiz Felipe Carbonell, durante visita, no sábado passado, ao canteiro da construção, nas imediações do Marco das Três Fronteiras, no bairro Porto Meira, em Foz do Iguaçu.

A nova ponte entre Brasil e Paraguai, uma das obras mais aguardadas pela população de todo o Paraná e uma das mais importantes para o escoamento de produtos da região para a América Latina, é bancada com recursos da margem brasileira da Itaipu e vai ligar o município de Foz do Iguaçu a Presidente Franco.

Ela vai desviar em grande parte o fluxo da Ponte da Amizade, que também faz ligação entre Foz do Iguaçu só que a Ciudad del Este, o maior shopping de céu aberto da América do Sul. É a fronteira mais movimentada do Brasil.

O ministro Arnoldo Wiens disse que todos os entraves burocráticos que ainda impediam a construção do lado paraguaio serão resolvidos, entre eles a agilidade na liberação e circulação de materiais e equipamentos, para dar eficiência à obra, e a contratação de operários paraguaios para erguer a ponte em Presidente Franco.

Ele teve a oportunidade de conhecer o local onde será assentada a cabeceira da ponte na margem direita do Rio Paraná, e mais profundamente alguns problemas que poderiam atrasar o início das obras no Paraguai.

Questões relacionadas à exportação e importação temporária de máquinas e equipamentos, assim como os casos de migração e relações trabalhistas, navegação no Rio Paraná e uso da área na margem paraguaia para a implantação do canteiro de obras e propriamente a construção da ponte foram superadas, por exemplo.

O diretor de Coordenação da Itaipu, área que trabalha mais diretamente ligada à construção da segunda ponte, ficou bastante satisfeito.

Segundo Carbonell, desde o início do processo, as chancelarias dos dois países, no maior espírito de cooperação, característico de brasileiros e paraguaios, vêm buscando soluções para superar impasses que possam atrasar a construção.

O investimento previsto é de 463 milhões de reais, dos quais 323 milhões serão usados na ponte e 140 milhões nas obras da Perimetral Leste, ligação entre a nova ponte e a BR-277.

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Polícia Civil identifica e interroga investigado por agredir idoso em acidente de trânsito.

Delegado Rodrigo Baptista Santos fala sobre o caso

 

Continue Lendo

Geral

Apresentado projeto da sede dos clubes da Vila Gaúcha

Encontro realizado nesta tarde de quinta-feira (22), na sala de reuniões do gabinete da prefeitura de Marechal Cândido Rondon, culminou na apresentação do projeto da sede própria dos clubes do bairro Vila Gaúcha.

De acordo com a minuta, a sede terá 817 metros quadrados de área construída, em terreno de 1.600 metros localizado no cruzamento das ruas 25 de Julho e Américo Vespúcio. Associação de moradores, clubes de damas, idosos e de mães utilizarão o novo ambiente.

Participaram do encontro nesta tarde, a primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social, Josiane Laborde Rauber; Lurdes Confetti e Valdir Sachser (Valdirzinho), diretores da secretaria; Sérgio Radke, presidente da Associação de Moradores da Vila Gaúcha; Caroline Kötters, presidente do clube de mães; Elaine Bieger, vice-presidente do clube de damas; e Dilo Bauermann, presidente do Clube de Idosos Estrela do Oeste.

O projeto será encaminhado à Secretaria Municipal de Planejamento, visando a sequência dos trâmites.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

Termina hoje o prazo para tirar versão impressa do título eleitoral

No cartório eleitoral, documento é impresso na hora

 

Termina nesta quinta-feira  o prazo para a solicitação da segunda via impressa do título de eleitor.

Para obter o documento, o eleitor  precisa estar em situação regular com a Justiça Eleitoral e comparecer ao cartório eleitoral com um documento oficial de identificação, além do comprovante de residência dos três últimos meses.

O documento é impresso na hora.

No caso de pessoas do sexo masculino, também é necessário comprovar a quitação com o Serviço Militar Obrigatório.

Quem perder o prazo não precisa se preocupar, já que também pode acessar a versão digital do título pelo aplicativo e-título.

O app pode ser baixado para smartphone ou tablet , nas plataformas iOS ou Android.

Após baixá-lo, basta inserir os dados pessoais.

Para o eleitor que ainda não fez o cadastro biométrico, é necessário apresentar documento oficial com foto sempre que for utilizar o título digital.

Caso o eleitor não saiba o número do título, pode consultar o site do Tribunal Superior Eleitoral , por meio do nome, CPF e data de nascimento.

Entre as vantagens do e-título, está o acesso às informações na Justiça Eleitoral, como situação eleitoral, local de votação, consulta de débitos, emissão de guias para pagamentos e cadastro como mesário voluntário.

Diferentemente da via tradicional, a versão eletrônica tem a foto do eleitor, além de dados sobre o cadastramento biométrico e um QR Code para validação na zona eleitoral.

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.