Rádio Difusora do Paraná

Obras da UBS e Pronto Atendimento de Pato Bragado estão em fase final

Município providencia agora o mobiliário e equipamentos necessários

Quando prontas , as novas dependências possibilitarão atendimento unificado de promoção e proteção da saúde da população.

Somam cerca de 850 m² e tem investimentos dos governos federal, estadual e municipal.

A nova UBS comporta salas para consultórios clínicos, imunização e demais procedimentos, entre outros setores.

Já o PA será exclusivo a pacientes do município para atendimento a situações de urgência e emergência, contando com sala de acesso, bem como para enfermagem, exames diferenciados, aplicação de medicamentos, observação infantil, feminina e masculina, inalação, suturas e curativos, espera, recepção, entre outras dependências.

Conforme a secretária de Saúde, Neusa Inês Schirmann, mais um passo será dado nesta sexta-feira para a contratação de empresa para fornecimento e instalações de padrões de energia, ampliação e adequação de rede elétrica de alta tensão, sendo que o município também está providenciando o início do processo licitatório para instalação de móveis sob medida no Pronto Atendimento.

Segundo ela, por serem obras construídas pelo Estado e Governo Federal, qualquer intervenção do poder público do município deve ser informada aos órgãos responsáveis pelo repasse dos recursos o que acaba causando certa morosidade.

A secretária afirma ainda que por conta das medidas determinadas ara a preservação da saúde e da vida em face do novo coronavírus, as instalações da UBS atual foram adequadas e enquanto durar a pandemia, por questões de segurança pública, não será realizada a mudança de local.

A unidade passou a contar com dois acessos, sendo um destinado especificamente como ambulatório a pessoas com sintomas do coronavírus, evitando ao máximo a possível contaminação.

A farmácia passou a disponibilizar um guichê para atendimento das pessoas na parte externa, evitando aglomerações e na sala de vacinas foram providenciadas as medidas para que os idosos não fiquem próximos durante a imunização da Influenza, considerando ainda que está isolada do restante da unidade.