Geral
Ocupação dos leitos de UTI para Covid-19 no Hospital Bom Jesus em Toledo chega a 100%

Publicado em:
A 20ª Regional de Saúde de Toledo informou no final da manhã desta quinta-feira (18), a taxa de ocupação diária dos leitos exclusivos para pacientes que contraíram o novo Coronavírus (Covid-19), na região e trouxe uma notícia ruim para Toledo, que chegou a 100% de ocupação dos leitos de Terapia Intensiva (UTI) no hospital Bom Jesus.
Em Toledo o Hospital Bom Jesus conta com oito leitos de enfermaria para atender pacientes Covid, dos quais dois encontram-se ocupados. Dos 12 leitos de UTI disponíveis no local, todos estão ocupados no momento.
A secretária de Saúde do município de Toledo, Denise Liell, demonstrou enorme preocupação com a atual situação. “É um cenário muito crítico, pois estamos no limite de leitos e ainda temos muitos pacientes com a doença ativa e que em algum momento poderão necessitar de leitos. Com isso muitos poderão não ter um leito à disposição em Toledo e mesmo na macrorregião, que também está se aproximando do seu limite de ocupação”, ponderou a secretária.
Denise Liell, ainda ponderou que o Governo do Estado deverá liberar mais 10 leitos de UTI na cidade de Cascavel nos próximos dias, no entanto eles não serão suficientes para atender a demanda atual e também a futura caso um número maior de pacientes adoeça. “Nos próximos dias mais 10 leitos de UTI devem ser disponibilizados em Cascavel, algo que ajudará muito com toda a certeza, mesmo assim o problema não será resolvido completamente. Por isso precisamos da colaboração de nossa população, que deve manter os cuidados com a higiene, lavando as mãos constantemente e saindo de casa somente em caso de extrema necessidade. Só assim conseguiremos diminuir a curva do contágio”, destacou, Liell.
A área de abrangência da 20ª Regional de Saúde de Toledo ainda conta com leitos exclusivos para atender pacientes Covid, no Hospital Beneficente Marcel Micheletto, em Assis Chateaubriand, que também vem sofrendo com a lotação.
Em Assis Chateaubriand são 14 leitos de enfermaria, com sete deles ocupados e outros 14 leitos de UTI, sendo que 13 deles estão ocupados no momento. Na presente data a 20ª Regional de Saúde tem 40,91% de ocupação dos leitos de enfermaria e 96,15% de ocupação dos leitos de UTI. Os dados de ocupação correspondem até às 11h00 do dia 18 de junho.
Leitos de UTI indisponíveis em Toledo
Nesta quinta-feira (18), de junho são 12 leitos de UTI disponíveis na cidade de Toledo, todos no Hospital Bom Jesus (HOESP). A HOESP conta com outros quatro leitos de UTI para o atendimento de pessoas que contraíram o novo Coronavírus, porém eles estão indisponíveis por problemas nos respiradores.
De acordo com a 20ª Regional de Saúde os respiradores estão em processo de conserto e assim que estiverem aptos para a utilização voltarão a ficar à disposição da população de Toledo e região.
Com o atual cenário da ocupação de leitos no município e em toda a região fica o alerta para que os moradores Toledo mantenham o isolamento social. “Cientificamente falando nós temos apenas um remédio eficaz contra a Covid-19, que é o isolamento social. Esse fato pôde ser observado nos demais países que enfrentaram a doença. Ressalvado isso é necessário que a população contribua para diminuirmos o contágio, evitando festas, encontros e aglomerações”, disse em live realizada na última terça-feira (16), pelo Comitê de Operações Emergenciais (COE), o médico infectologista do município, José Eduardo Panini.
Fonte: Toledo News

Geral
Adapar de Marechal Rondon atualiza números do recadastramento
83,31% dos rebanhos estão com cadastros em dia

Publicado em:
A Unidade Veterinária da Adapar de Marechal Cândido Rondon atualizou no final da tarde desta sexta-feira, os números da campanha de atualização dos rebanhos em municípios da sua área de ação.
Em Quatro Pontes, dos 445 produtores inscritos na Adapar, 390 já atualizaram seus rebanhos, restando 55.
Em Pato Bragado, dos 329 inscritos, 280 já atualizaram, restando 49.
Em Mercedes são 567 produtores, dos quais 496 já atualizaram seus cadastros, restando 71.
Em Entre Rios do Oeste são 326 produtores, dos quais 287 estão em dia com a Adapar, restando 39.
Já em Marechal Cândido Rondon, dos 1.831 produtores cadastrados, 1.531 já atualizaram seus cadastros, restando 300 que até o prazo final, 30 de junho, ainda poderão fazê-lo.
O numero de atualizações até agora corresponde a 83,31% dos rebanhos existentes nos cinco municípios .
Geral
Quatro Pontes vence Maripa e encaminha classificação no Troféu Difusora

Publicado em:
Repórter – Guilherme Heinzen
Geral
Lei Estadual proíbe uso do narguilé em locais púbicos

Publicado em:
O tabaco usado no narguilé tem quatro vezes mais nicotina, 11 vezes mais monóxido de carbono e 100 vezes mais alcatrão do que o cigarro.
A Assembleia Legislativa aprovou nesta semana um projeto de lei que reforça a proibição do uso de narguilé em locais públicos no Paraná.
A proposta foi votada na sessão plenária de quarta-feira, dia 31, data definida pela Organização Mundial da Saúde como o Dia Mundial Sem Tabaco, que mata oito milhões de pessoas no mundo anualmente.
A proposta altera o artigo 2º da precursora Lei nº 16.239/2009, que estabelece normas para a criação de ambientes livres de fumígenos.
Segundo a justificativa do projeto, a lei vigente já proíbe o uso de cigarro, cigarrilhas, charutos, cachimbos, cigarros eletrônicos em ambientes de uso coletivo, público ou privado no Paraná e como o narguilé não é citado, a proposta pretende esclarecer qualquer dúvida de interpretação que possa existir.
Segundo o deputado Turini, que também é médico, o “uso do narguilé virou um perigoso hábito entre muitos adolescentes e jovens, que se reúnem em grupos que por horas compartilham o cachimbo para fumar uma espécie de tabaco tão ou mais nociva à saúde que o cigarro.
De acordo com ele dados da OMS comprovam que o tabaco usado no narguilé tem quatro vezes mais nicotina, 11 vezes mais monóxido de carbono e 100 vezes mais alcatrão do que o cigarro.
A restrição desta modalidade de produto em ambientes coletivos é adotada em diversos municípios do Paraná e a ampliação em nível estadual tem sentido, de acordo com o autor, devido aos comprovados malefícios em razão do uso indiscriminado, sobretudo em ambientes fechados.