Rádio Difusora do Paraná

Oeste em Desenvolvimento: Marechal Rondon sedia workshop sobre empregabilidade

A região Oeste tem aproximadamente 12 mil vagas em aberto e o desafio é atrair trabalhadores preparados para atuar nos mais diversos setores

 

O Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) realizou em junho deste ano o 1º Fórum Estratégico sobre Empregabilidade do Oeste do Paraná. O encontrou gerou um Grupo Permanente de Trabalho para tratar sobre ações estratégicas de empregabilidade e seus desafios, que busca reunir os gestores de Recursos Humanos (RHs) das empresas do Oeste e entender o contexto da empregabilidade sob a ótica de quem atrai, contrata e retém os talentos.

Uma dessas ações foi o workshop que aconteceu na manhã desta quinta-feira (17), que reuniu profissionais de Recursos Humanos dos mais diversos setores na Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar). O tema foi “O Protagonismo do RH”, ministrado por Andréia Altran, especialista em gestão de pessoas e RH estratégico.

A Agência do Trabalhador de Marechal Candido Rondon, que integra a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, participa do Grupo de Trabalho de Empregabilidade, articulando e promovendo o desenvolvimento das tratativas relacionadas ao tema.

Empregabilidade

A empregabilidade tornou-se um tema central dentro do Programa Oeste em Desenvolvimento pelo grande impacto que representa para o fortalecimento e crescimento regional. O Programa entende que o papel dos profissionais dos RHs é estratégico para o desenvolvimento das empresas e o momento de networking pode contribuir para o compartilhamento de informações que viabilizem a melhoria das relações de emprego nas empresas. Além de oportunizar a troca de experiências entre empresas demandantes de vagas, bem como o diálogo e debate entre os responsáveis pela interlocução das vagas e seleção de pessoas.

As vagas para o evento esgotaram rapidamente, demonstrando a importância do tema e a necessidade de debater soluções que possam garantir respostas viáveis e que possam dar suporte ao setor produtivo.

Conforme enaltece Rainer Zielasko, presidente do POD, o programa considera que a empregabilidade é um dos desafios para o crescimento e sempre procurou atuar em temas importantes e relevantes para o desenvolvimento do oeste paranaense. “Temos uma demanda grande de pessoas para trabalhar nos mais diferentes segmentos. O Oeste está disponibilizando cerca de 12 mil vagas de emprego e não há pessoas para preenche-las. Isso se tornou um obstáculo que precisa ser resolvido. Por isso o tema foi discutido em Marechal Rondon, com todos os RHs das empresas. O objetivo é preencher as vagas”, destacou Zielasko.

 

Fonte: Assessoria