Conectado com

Policial / Trânsito

Oito pessoas são resgatadas de trabalho análogo ao escravo no Paraná em agosto; quatro em Nova Santa Rosa

Oito pessoas foram resgatadas de trabalhos análogos ao escravo no Paraná ao longo do mês de agosto de 2023, segundo o Ministério Público do Trabalho (MPT).

Os resgates aconteceram nos municípios de Nova Santa Rosa, no oeste do estado, Marilândia do Sul, no norte, e em Adrianópolis, na Região Metropolitana de Curitiba. Leia detalhes sobre eles a seguir.

A nível nacional, foram 532 trabalhadores salvos na Operação Resgate III, considerada a maior ação conjunta de combate ao trabalho escravo e tráfico de pessoas no Brasil.

Ao todo, segundo o MPT, mais de 70 equipes de fiscalização participaram de 222 inspeções em 22 estados e no Distrito Federal. Houve resgates em 15 deles.

Estiveram envolvidos no trabalho as seguintes instituições: Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Federal (MPF), Defensoria Pública da União (DPU), Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Resgates no Paraná

Segundo o MPT, em Nova Santa Rosa foram resgatados quatro pessoas que trabalhavam no carregamento de suínos. Todos são paraguaios e três deles estavam em situação migratória irregular.

O órgão informou que durante uma inspeção da força-tarefa, foram constatadas diversas irregularidades, entre elas jornada exaustiva, condições degradantes de trabalho e descumprimento das normas de saúde e segurança do trabalho.

Dois deles voltaram ao Paraguai. Os outros dois estão sendo assistidos pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Maripá.

Em Marilândia do Sul, conforme o MPT, foram resgatados dois homens em uma propriedade rural destinada à criação de suínos e frangos, além de separação de materiais recicláveis.

Entre as vítimas está um idoso, que trabalhava a mais de 10 anos sem receber salário. O MPT informou que foram constatadas irregularidades como a ausência de registro laboral, a falta de pagamento de salários, condições precárias de moradia e de segurança.

Após o resgate, o idoso foi encaminhado a uma ONG e o outro para a casa dos pais.

No município de Adrianópolis foram encontrados dois trabalhadores em situação irregular, em atividade de pecuária, em duas propriedades rurais.

Nos locais, segundo a instituição, foram encontradas várias irregularidades, como falta de segurança para o trabalho e condições precárias de higiene e moradia.

Como denunciar

 

De acordo com o MPT, denúncias de pessoas que estejam em situação de escravidão contemporânea devem ser feitas para a polícia, pelo número 190, ou anonimamente pelo 181.

site do ministério também aceita denúncias.

Histórico

 

Trabalhadores são resgatados de condições análogas à escravidão — Foto: MPT/Divulgação

Trabalhadores são resgatados de condições análogas à escravidão — Foto: MPT/Divulgação

 

Dados do Observatório da Erradicação do Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas mostram que, entre 1995 e 2022, o Paraná resgatou, em média, 43 pessoas vítimas do crime por ano.

Ao todo, foram 1.223 pessoas resgatadas no período.

Formas de prevenir

 

A página no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) traz alguns pontos que podem observados pelos trabalhadores antes de aceitar propostas de emprego, especialmente as que oferecem condições muito vantajosas, mas têm procedência duvidosa:

  • questionar propostas de emprego fácil e muito lucrativas;
  • ler atentamente o contrato de trabalho;
  • buscar informações sobre a empresa contratante;
  • se atentar aos contratos que incluem deslocamentos, viagens nacionais e internacionais;
  • não deixar cópias de documentos pessoais e deixá-las em mãos de parentes ou amigos;
  • deixar sempre endereço, telefone e/ou localização da cidade para onde está viajando a trabalho;
  • ter em mãos endereços e contatos de consulados, ONGs e autoridades da região para onde está viajando;
  • ao viajar, não deixar de se comunicar com familiares e amigos.

 

Fonte: G1 Paraná

Policial / Trânsito

Homem é preso por perturbação e desacato à Policiais Militares

Situação ocorreu num restaurante em Pato Bragado

 

Policiais Militares de Pato Bragado foram acionados por volta das 23 horas e 45 minutos de sábado, (04) para comparecer num restaurante, onde um elemento estava perturbando, incomodando e ameaçando vários outros clientes .

No local em contato com o denunciado, que apresentava visível estado de embriagues alcoólica, com fala enrolada, odor etilico, vestes desarrumadas, desequilibro, foi solicitado que deixasse o estabelecimento porém ele desobedeceu a ordem e em tom de deboche desacatou a equipe policial,

Quando tirou a camisa e baixou o shorts dando a entender que iria se despir, recebeu voz de prisão e como resistiu e não quis acompanhar a equipe até a viatura , foi dominado a força e acomodado no camburão.

Posterior a isso foi entregue na Delegacia do Depen em Marechal Cândido Rondon.

 

 

Fonte: Boletim PM

Continue Lendo

Policial / Trânsito

Hilux furtada em Toledo é recuperada pela Patrulha Rural

Perseguição se estendeu pela BR 163

Informada a respeito do furto de um I/Toyota Hilux na cidade de Toledo e que o ladrão estaria seguindo em direção a Guaira, uma equipe da Patrulha Rural Comunitária, em patrulhamento pela BR 163 , se deparou com o veiculo por volta das 20 horas e 30 minutos de ontem (05) .

A perseguição se estendeu por cerca de 10 KM, sendo necessário dois disparos de intimidação com uma escopeta calibre 12, até que nas proximidades de Encruzo Lovera o veiculo saiu da rodovia e invadiu uma plantação de milho.

O motorista pulou da Hilux em movimento e não foi mais encontrado pelos policiais militares.

O veiculo foi então recuperado e encaminhado para a Policia Civil de Guaira, para posterior devolução ao proprietário.

 

Boletim PM

Continue Lendo

Policial / Trânsito

Condutor de Fiat Palio envolvido em acidente com morte dirigia bebado

Ele foi preso em flagrante

O condutor do carro envolvido no acidente com óbito nessa madrugada de domingo (05) dirigia bebado e foi preso em flagrante.

O condutor do Fiat Palio, de 37 anos, apresentava sinais de embriaguês.

Num primeiro momento, ele recusou-se a fazer o teste do bafômetro, mas depois aceitou.


O etilômetro deu positivo para o uso de álcool, apontando 0,78 mg/l.

Ele foi preso em flagrante e entregue na cadeia do DEPEN de Marechal Rondon.

        

Acidente

  

Israel Lopes, de 35 anos, faleceu neste final de semana vitima de acidente de transito ocorrido em Marechal Cândido Rondon.

O acidente aconteceu no começo da madrugada deste domingo (05) no prolongamento da Maripa, cruzamento com a Rua Fortaleza, na esquina do antigo CTG.

Israel era o condutor de uma motocicleta Yamaha 300 cilindradas, que envolveu-se em acidente com um automóvel Fiat Pálio, placas Mercosul.

O impacto foi tão forte que o motociclista morreu no local do acidente.

Policia Militar foi acionada para atender o acidente, enquanto o Instituto Medico Legal de Toledo foi chamado para recolher o corpo para realização de necropsia.

 

 

 

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.