Oito réus recebem sentenças por tentativa de sequestro do senador Sérgio Moro

(Foto: Saulo Cruz/Agência Senado)

Oito pessoas foram condenadas pela Justiça Federal no Paraná por conta de um plano para sequestrar o atual senador Sergio Moro, ex-ministro da Justiça do governo Jair Bolsonaro e ex-juiz da Operação Lava Jato.

Os réus respondem por organização criminosa e tentativa de extorsão mediante sequestro e fariam parte de um plano do Primeiro Comando da Capital, facção que pretendia realizar um ataque contra servidores públicos e autoridades, em março de 2023.

Conforme as investigações, o plano contra Moro seria uma forma de retaliação por mudanças implementados por ele enquanto ministro da Justiça no regime de visitas em presídios.

Além disso, o PCC também teria a ideia de usar o sequestro do senador para negociar a liberação de Marcola, um dos chefes da facção criminosa e que acumula mais de 300 anos de prisão por crimes como roubo, tráfico de drogas e organização criminosa.

De acordo com a polícia, pelo menos dez criminosos chegaram a se revezar no monitoramento da família de Moro.

Em maio do ano passado, então, 13 pessoas se tornaram rés pelo planejamento do ataque. Ao longo do processo, dois morreram na prisão e outros três acusados acabaram sendo absolvidos.

As condenações variam entre 5 e 14 anos de reclusão, com os seis primeiros réus tendo sido condenados por tentativa de extorsão mediante sequestro e organização criminosa.

Fonte: Bem Paraná