Temperaturas devem atingir as cinco regiões do país e perdurar ao longo mês
A semana começa com um alerta para o início de uma nova onda de calor, que deve levar setembro a bater o recorde histórico de temperaturas mais altas para o mês.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) tem um alerta amarelo de perigo potencial válido a partir das 12 horas desta terça-feira(03) até as 18h de quinta-feira devido ao calor.
Segundo o instituto, a onda deve levar as temperaturas a cerca de 5ºC acima da média e se espalha principalmente por partes das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste.
Há ainda um alerta amarelo de baixa umidade vigente até as 21h desta segunda-feira e que cobre boa parte do país.
A massa de ar quente afetará com mais força nesta semana o Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Minas Gerais, Tocantins, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Acre, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão, dentre outros estados.
Conforme os meteorologistas da MetSul Metereologia, “será um período prolongado de calor excessivo em vários estados e que afetará todas as regiões do país com marcas de 40ºC a 45ºC em uma extensa área do território nacional, o que fará deste setembro um dos mais quentes já registrados no Brasil”.
Fonte: MetSul