Rádio Difusora do Paraná

Onda de frio intenso chega na próxima semana

A MetSul Meteorologia, um dos principais geradores de conteúdo de informação meteorológica do Conesul, divulgou nesta sexta-feira (23 de julho) um alerta sobre uma massa de ar frio de origem polar que vai invadir o Brasil na próxima semana, atingindo inicialmente a região sul do país.

De acordo com o instituto, a frente fria tem potencial para ser uma das mais intensas deste século a alcançar o território nacional sob um cenário de clima propício a eventos de frio extremo.

Segundo a MetSul, modelos  analisados indicam uma erupção de ar gelado muito intensa, mais forte que a de junho e a desta semana,ainda sinalizando em alguns momentos uma onda polar de excepcional força e com magnitude raramente vista na história recente.

Em comunicado distribuído ontem, o MetSul Meteorologia, menciona:

“Que será uma onda de frio intensa não se tem dúvida, mas faltando ainda quatro dias para a sua chegada existem pontos em aberto, como sua intensidade definitiva, o alcance do ar gelado no território brasileiro e a possibilidade de neve, sua extensão e eventual acumulação e quantidade. Estes cenários devem ficar mais claros ao longo deste fim de semana e na segunda-feira, com a maior proximidade do evento”,

A previsão é que o ar polar ingresse no Brasil entre a terça e a quarta-feira, trazendo queda enorme da temperatura, que será extremamente baixa na segunda metade da próxima semana.

Para  este final de semana a previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) é de temperaturas variando entre 7 e 32ºC no estado, sem a previsão de ocorrência de chuvas significativas.

 No domingo deve fazer ainda um pouco mais calor do que hoje  nas diversas regiões do estado, com temperaturas mínimas e máximas um pouco maiores do que as verificadas no dia anterior.

A previsão do Simepar  é que o tempo continue assim, estável e ameno durante o dia, até a próxima terça-feira , quando a nova frente fria alcança o estado, trazendo chuvas, principalmente, a partir do dia 28.

 Depois disso, o frio se intensifica por conta de uma nova massa de ar de origem polar.

 Na quarta-feira, inclusive, a previsão é de temperaturas variando entre 0º e 16ºC no estado.