Policiais federais, em ação integrada com o COPE e o BPFron, deflagraram na terça-feira, a Operação Colírio, que visa a repressão das ações de “olheiros” que apoiam as atividades de traficantes e contrabandistas na região do lago de Itaipu.
Um veículo e uma embarcação foram apreendidos
Os “olheiros”, também conhecidos como “bandeiras”, são pessoas que monitoram as atividades policiais e informam as quadrilhas que realizam a travessia ilegal do lago para internalizar drogas, armas, cigarros e mercadorias contrabandeadas no país.
Na ação, os policiais patrulharam os locais utilizados costumeiramente pelos olheiros, na região de Santa Helena, identificando pessoas suspeitas, localizando pontos de apoio e retirando materiais utilizados para a atividade ilícita.
Ao final da operação foram apreendidos um veículo dirigido por pessoa não habilitada, e uma embarcação de alumínio motorizada, que foi abandonada pelo condutor quando à aproximação dos policiais.
A PF esclarece que mesmo não participando diretamente das ações do tráfico e contrabando, as pessoas que realizam a atividade ilegal de “olheiro” também podem ser responsabilizadas criminalmente, inclusive pelo crime de associação criminosa.
Outras operações desta natureza serão deflagradas para inibir a ação desta rede de apoio das organizações criminosas que agem na região de fronteira.