O Operador Nacional do Sistema Elétrico recomendou nesta quinta-feira, 19, a volta da adoção do horário de verão no país.
O governo federal porém ainda irá avaliar o cenário, antes de optar pela medida.
De acordo com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, uma decisão deve ser tomada nos próximos dez dias e se for adotada, a medida valeria ainda para 2024, não necessariamente em todo o verão.
As declarações do ministro foram dadas após a reunião da ONS em que foi aprovado um indicativo de que é prudente adotar o horário de verão.
O encontro ocorreu no Rio de Janeiro, na sede do ONS, que é responsável por coordenar e controlar as operações de geração e transmissão de energia elétrica do Sistema Interligado Nacional.
Estiveram presentes técnicos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais , vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
O Ministro Alexandre Silveira disse que, apesar da indicação da ONS, não há risco energético em 2024 graças ao planejamento adotado. Por isso, a adoção do horário de verão ainda será melhor avaliada.
No entanto destacou que é preciso pensar a longo prazo, com o olhar em 2025 e 2026.