Conectado com

Agricultura

Organização do Dia de Campo 2020 está a todo vapor

Assessoria Copagril

Na próxima semana, dias 15 e 16 de janeiro, será realizado o Dia de Campo Copagril – O Show do Agronegócio, organizado pela Cooperativa Agroindustrial Copagril e preparado na Estação Experimental, no município de Marechal Cândido Rondon. A estrutura para receber os milhares de visitantes já está sendo preparada, com ambientação, tendas e corredores cobertos.

O evento busca fomentar o processo de tecnificação e inovação por meio do encontro entre o produtor rural e empresas parceiras. Oportunizando a troca de informações e o conhecimento de novos produtos e serviços disponíveis no mercado, onde o produtor também tem a chance de comparar e tirar as dúvidas em relação aos produtos e os trabalhos que realiza no dia a dia na propriedade rural.

O superintende agropecuário da Copagril e coordenador do evento, Enoir José Primon, explica que as empresas parceiras demonstram ao público as melhores tecnologias voltadas para a agricultura e pecuária, permitindo que os visitantes tenham acesso à informação, produtos e serviços que possibilitem a modernização das atividades rurais. “Contamos com várias empresas parceiras que novamente farão parte do nosso grande Show do Agronegócio. Com novidades para a agricultura e pecuária, também máquinas e implementos, além dos vários parceiros das Lojas Agropecuárias que fazem parte do nosso grande pavilhão, atendendo os visitantes do campo e da cidade”, diz ele ao comentar sobre as mais de 100 empresas presentes no evento, nas linhas de híbridos de milho, cultivares de soja, pastagens, defensivos e fertilizantes, agricultura de precisão, seguros agrícolas, máquinas e implementos para a agricultura e pecuária. O Dia de Campo também integra o espaço dos parceiros das lojas agropecuárias com linhas de produtos e serviços para as mais diversas ações na propriedade rural e também produtos para o dia a dia no campo e na cidade, além das atividades recreativas para as crianças e os espaços dos Comitês Femininos e de Jovens da Copagril.

Organização
O Dia de Campo tem uma área de ocupação de 11 hectares dentro da Estação Experimental e a organização demanda grande dedicação da equipe técnica da Copagril e também dos parceiros expositores. Com o trabalho de vários meses e que se intensifica nos últimos dias, nesta semana as equipes realizam a instalação das estruturas de tendas e barracas, assim como a cobertura dos corredores, tudo para oferecer mais conforto aos visitantes em dias de sol ou de chuva.

“É um trabalho do ano todo, nosso e também dos parceiros, desde o planejamento e também implantação das culturas, tudo com o objetivo de oferecer as características adequadas de avaliação para os visitantes”, revela o responsável pela Estação Experimental, Darci Augusto Sonego.

Agricultura
No segmento agrícola as empresas parceiras da Copagril apresentam as variedades de cultivares de soja e híbridos de milho, além de defensivos e fertilizantes para todo o manejo. “Também temos o espaço da Copagril chamado de Estação Soja, onde foram preparados para os visitantes cerca de 50 cultivares de soja semeadas em três épocas diferentes, nos períodos de 16/09, 05/10 e 25/10. De modo que o produtor possa visualizar as características fenológicas das plantas, como estrutura, altura, engalhamento e o como se comporta em três épocas diferentes na área de ação da Copagril”, comenta Darci.

Na Estação Soja, além das épocas, também há o trabalho de espaçamento onde as cultivares foram semeadas no espaçamento 0,5 m e 0,6 m entre linhas, proporcionando a visualização na prática dos resultados e características de cada cultivar, como melhor fechamento de rua, população e adaptação a cada espaçamento.

Darci também explica sobre o trabalho na cultura do milho, onde “são mais de 70 híbridos disponíveis com os parceiros, onde o produtor poderá visualizar e identificar as características específicas e também as finalidades, como a produção de grãos e também os híbridos específicos para silagem, tanto de planta inteira quanto grão úmido”, complementa.

Pecuária
Nas áreas de avicultura e suinocultura, a Copagril traz mais uma vez ao Dia de Campo uma réplica de granja, em que o público visitante tem condições de visualizar in loco um modelo de estrutura contendo equipamentos voltados para nutrição e ambiência. “Estrutura e equipamentos para o manejo que são apresentados pela cooperativa e parceiros, com as mais novas tecnologias e as melhorias que facilitam e oportunizam mais qualidade ao trabalho e melhores resultados”, explica Primon.

Durante a edição deste ano será realizada uma ação especial de manejo técnico sobre biosseguridade, com programação voltada para os produtores integrados da Copagril.

O Fomento Leite da Copagril marcará presença com a demonstração de parcelas de cultivo com mais de 20 espécies de pastagens, milheto e sorgo. Também haverá animais à venda no Dia de Campo e ação especial de cadastro para controle de qualidade do leite e ainda avaliação de silagem, ou seja, produtores interessados podem trazer amostras de suas propriedades para avaliação da silagem durante o evento.

Comemoração especial
Primon destaca que a edição de 2020 do Dia de Campo é ainda mais importante para a cooperativa porque integra as comemorações dos 50 anos de atuação. Um dos maiores eventos e que terá toda a preparação para o jubileu de ouro, marcando o início de um ano festivo para a Copagril. “É a marca de uma grande trajetória, uma história de crescimento e desenvolvimento que deve ser compartilhada com todos e que só foi possível pelo trabalho e envolvimento dos cooperados, parceiros, colaboradores e da comunidade regional. É também um ano de muito trabalho em que vamos ter muitas oportunidades de conhecimento e informação. Começando por esse grande encontro de tecnologia e bons negócios que é o nosso Dia de Campo”, descreve.

Agricultura

Confira algumas entrevistas registradas no Dia de Campo Copagril 2020

Continue Lendo

Agricultura

Paraná reforça defesa agropecuária nas fronteiras com SC e Argentina

O Paraná

O Paraná reforçou neste ano a defesa agropecuária nas divisas com Santa Catarina e na fronteira com a Argentina, no Sudoeste do Estado.

A medida é parte do protocolo de conquista do status internacional de área livre da febre aftosa sem vacinação.

Desde o dia 6, os postos de fiscalização da região, ligados à Unidade Regional de Francisco Beltrão, não permitem o ingresso e incorporação de animais vacinados contra a doença.

Com o início do trabalho na região, o Estado passa a contar com fiscalização integral, 24 horas por dia, em toda a extensão territorial, seja na divisa com outros estados ou na fronteira com países.

O reforço na fiscalização é mais um passo para a declaração internacional do Paraná como livre da febre aftosa sem vacinação.

Como parte do protocolo, o Estado já foi dispensado da vacinação, que normalmente ocorria em novembro.

Também por determinação do Ministério da Agricultura foi proibida a manutenção e uso de vacina em território paranaense.

Uma Instrução Normativa determina a defesa agropecuária nas divisas e na fronteira com a Argentina.

A exceção é para a entrada de bois e búfalos destinados ao abate.

Eles, porém, devem estar necessariamente em veículo lacrado e ter como destino abatedouro com inspeção oficial.

Ao todo são 33 postos espalhados pelas estradas do Paraná e, segundo o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, é preciso proteger o status sanitário do Paraná, e as medidas foram tomadas após entendimento com o setor produtivo, para garantir mais mercado para a produção paranaense….

Com informações do O Paraná

Continue Lendo

Agricultura

Segundo presidente da cooperativa, evento superou expectativas

Nem a chuva registrada na tarde de ontem tirou o brilho do Dia de Campo da Cooperativa Agroindustrial Copagril, em Mal. Cândido Rondon.

Foram dois dias destinados para o compartilhamento de conhecimento e difusão de novas tecnologias, com novidades para a lavoura, pecuária, atividades do campo e também para o dia a dia do homem da cidade.

Foram apresentados aos cooperados e demais visitantes s novidades e melhorias para o trabalho no campo.

Ao todo foram apresentados mais de 70 híbridos de milho, quase 60 cultivares de soja e mais de 20 espécies de pastagens.

Também houve a exposição de veículos, máquinas e implementos agrícolas, dentre outros materiais utilizados no campo.

O Dia de Campo faz parte da trajetória da cooperativa desde o princípio de sua atuação, onde a disseminação do conhecimento, a inovação e a melhoria são fundamentais para o desenvolvimento dos cooperados, fortalecendo a produção agrícola e pecuária.

O evento teve um apelo mais importante em relação aos demais, já que ele ocorreu no ano em que a Copagril comemora 50 anos de fundação.

Com uma participação de cerca de 13 mil pessoas, segundo o diretor-presidente da cooperativa, Ricardo Chapla, o Dia de Campo 2020 superou as expectativas…

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.