Conectado com

Geral

Outono começa com estimativas mais positivas em termos de chuvas

O outono começou à 00h50 de hoje, sexta-feira, e termina as 18h44 do dia 20 de junho em todo o território brasileiro.

Não deverá haver a influência no El Niño e La Ninã 

Segundo o Simepar, o outono paranaense caracteriza-se pela grande variabilidade das chuvas, em sua maioria decorrentes da passagem de frentes frias.

Maio costuma ser mais chuvoso em comparação com abril e junho, sendo os maiores volumes registrados nas regiões Sudoeste e Oeste.

À medida que o inverno se aproxima, as temperaturas diminuem progressivamente. A partir da segunda quinzena de abril, aumenta o risco climático de geadas.

A previsão indica que as chuvas seguirão os padrões da climatologia no Paraná e, ao longo do trimestre, devem ocorrer os chamados “veranicos” – ou seja, períodos superiores a dez dias consecutivos sem chuvas.

O Simepar diz que as primeiras geadas devem ocorrer em abril entre as regiões Central e Sul, em áreas de vales e encostas protegidas do vento.

Em maio e junho, as geadas devem atingir todas as regiões.

Em alguns dias, as temperaturas serão altas à tarde, entrando em declínio quando ingressarem massas de ar frio de forte intensidade.

Os modelos dinâmicos e estatísticos sugerem que não haverá influência dos fenômenos climáticos El Niño e La Niña neste outono.

As baixas temperaturas ocasionadas por massas de ar frio podem afetar o milho segunda safra, principalmente em lavouras implantadas fora do período de semeadura indicado pelo Zoneamento Agrícola de Risco.

Quanto mais tarde as lavouras entrarem nas fases de floração e frutificação, mais suscetíveis ficam aos danos e às perdas pelo frio.

A irregularidade e a restrição de chuva previstas para o outono também podem prejudicar o milho safrinha.

O trigo pode ser impactado pela diminuição das chuvas, principalmente nas fases críticas de germinação e emergência das plantas e enchimento de grãos.

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Justiça absolve rondonenses no caso das consultas de fisioterapia

O Poder Judiciário de Marechal Rondon absolveu o ex prefeito Moacir Froehlich, dois ex-secretários municipais, uma ex-servidora e mais um profissional da área de fisioterapia, no caso das consultas que, conforme a denúncia, teriam apresentado irregularidades no processo licitatório.

O ex prefeito Moacir teve na defesa o advogado Oscar Nasihgil; a ex-secretária de saúde, Elvani Capitani Turmina – a Mari da Saúde os advogados Christian Guenther e Marcelo Schimmel; o ex secretário de fazenda Clair Zoia e o médico fisioterapeuta,Dartel Ferreira de Lima o advogado João Bersch; e a servidora municipal Vera Drehmer os advogados Antônio França e Karina Nasihgil

O advogado João Bersch fala em nome dos demais advogados envolvidos no caso, que teve a sentença publicada na noite deste domingo (29)…

 

 

Continue Lendo

Geral

Marechal Rondon tem o primeiro caso confirmado de coranavirus: uma jovem de 25 anos que viajou para outro estado.

Reportagem com Maiko Bucker

A secretária de saúde de Marechal Rondon, Marciane Specht, informou que o sistema do Estado apresenta problemas para atualização dos dados, mas que a Regional de Saúde já foi informada dos novos números. Demais municípios do Paraná também estão encontrando problemas para atualização.

Boletim Corona MCR 29.03.20 A4 (1) (3)

Continue Lendo

Geral

Gusttavo Lima faz show de 5 horas na quarentena e ‘quebra a internet’

Gusttavo Lima quebrou a internet neste final de semana. Em quarentena na sua casa por causa da pandemia do coronavírus, o sertanejo resolveu fazer um show online com cinco horas de duração.

A live “Buteco em Casa”, transmitida pelo YouTube e pelas redes sociais, começou às 20h de ontem e entrou na madrugada de hoje. O artista chegou ao topo dos Trending Topics, os assuntos mais comentados do Twitter.

No total, ele cantou cem músicas e arrecadou mais de R$ 100 mil e 50 toneladas de alimentos e insumos hospitalares, que serão doados para ajudar no combate ao coronavírus. Nas redes sociais, internautas comentaram e cantaram junto com o sertanejo durante as cinco horas de show.

 

Fonte: UOL

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.