Conectado com

Geral

Outono começa com estimativas mais positivas em termos de chuvas

O outono começou à 00h50 de hoje, sexta-feira, e termina as 18h44 do dia 20 de junho em todo o território brasileiro.

Não deverá haver a influência no El Niño e La Ninã 

Segundo o Simepar, o outono paranaense caracteriza-se pela grande variabilidade das chuvas, em sua maioria decorrentes da passagem de frentes frias.

Maio costuma ser mais chuvoso em comparação com abril e junho, sendo os maiores volumes registrados nas regiões Sudoeste e Oeste.

À medida que o inverno se aproxima, as temperaturas diminuem progressivamente. A partir da segunda quinzena de abril, aumenta o risco climático de geadas.

A previsão indica que as chuvas seguirão os padrões da climatologia no Paraná e, ao longo do trimestre, devem ocorrer os chamados “veranicos” – ou seja, períodos superiores a dez dias consecutivos sem chuvas.

O Simepar diz que as primeiras geadas devem ocorrer em abril entre as regiões Central e Sul, em áreas de vales e encostas protegidas do vento.

Em maio e junho, as geadas devem atingir todas as regiões.

Em alguns dias, as temperaturas serão altas à tarde, entrando em declínio quando ingressarem massas de ar frio de forte intensidade.

Os modelos dinâmicos e estatísticos sugerem que não haverá influência dos fenômenos climáticos El Niño e La Niña neste outono.

As baixas temperaturas ocasionadas por massas de ar frio podem afetar o milho segunda safra, principalmente em lavouras implantadas fora do período de semeadura indicado pelo Zoneamento Agrícola de Risco.

Quanto mais tarde as lavouras entrarem nas fases de floração e frutificação, mais suscetíveis ficam aos danos e às perdas pelo frio.

A irregularidade e a restrição de chuva previstas para o outono também podem prejudicar o milho safrinha.

O trigo pode ser impactado pela diminuição das chuvas, principalmente nas fases críticas de germinação e emergência das plantas e enchimento de grãos.

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Fluxo de trabalho é tema de treinamento do Proesporte em Marechal Rondon

Uma capacitação focada no fluxo de trabalho do Proesporte, para que a entidades selecionadas façam uma boa gestão no transcorrer da iniciativa, é tema de encontro nesta manhã de quarta-feira (24), em Marechal Cândido Rondon.

O treinamento do projeto realizado em nível de estado ocorre na Acimacar (Associação Comercial e Empresarial), com participação aberta às entidades contempladas e por dirigentes de grupos interessados em acessar o projeto.

A sessão, que reúne representantes de entidades de inúmeros municípios, também é marcada pela entrega do “Selo do Proesporte” e pela assinatura do termo de compromisso.

A abertura foi feita pelo secretário de Esporte e Lazer de Marechal Rondon, Diogo Schneider, pelo chefe da 11ª regional da Paraná Esporte, Sérgio de Melo Matias, e pelo coordenador geral do Proesporte, Otávio Taguchi. Estiveram presentes a assistente técnica do Proesporte, Cristiane Wotroba, e o coordenador do Paraná Bom de Bola, Roberto Costa.

Pode ser uma imagem de 11 pessoas e texto

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

Nova CIN digital está sendo implantada no Brasil

O antigo modelo do RG é válido até 2032

 

A nova forma de apresentar identidade está em circulação e é válida por todo território nacional. A nova Carteira de Identificação Nacional (CIN) em forma digital, substitui o antigo Registro Geral (RG) e conta com novos campos, código MRZ (Zona Legível por Máquina) e uma versão digital, que pode ser acessada pelo aplicativo Meu Gov.br.

O antigo modelo do RG é válido até 2032 e até lá a população brasileira tem tempo hábil para se adequar a nova forma de identificação.

Para realizar a emissão do documento, ainda é necessário que o cidadão ou cidadã, compareça presencialmente em algum instituto de identificação, com horário previamente agendado pelo Portal Cidadão, realizando o seguinte processo: selecionar o serviço desejado e informar os dados solicitados, fazer o pagamento da taxa, retornar ao portal para finalizar o processo e no dia agendado, comparecer com os documentos e/ou cópia dos documentos solicitados pelo site, como certidão de nascimento, certidão de guarda ou tutela, mais Documentos dos responsáveis em caso de pessoa menor de idade, certidão de casamento para os que possuem e em caso de divorciados, certidão de casamento com averbação.

Em Marechal Cândido Rondon, o Instituto de Identificação do Paraná localiza-se na Rua Pernambuco, número 815, centro de Marechal.

Já para solicitação da CIN digital, ao receber o documento impresso é necessário acessar o aplicativo do governo federal (GOV.BR) e emitir a CIN em formato digital. O processo é gratuito e similar ao que já ocorre com a CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

 

 

Continue Lendo

Geral

Sindicato Rural de Marechal Rondon vai lançar campanha para ampliar quadro social

Está confirmada para hoje, quarta-feira, a partir das 14h00, no auditório da Associação Municipal dos Suinocultores, a Assembleia Geral Ordinária do Sindicato Rural Patronal de Marechal Cândido Rondon.

Além de a entidade prestar contas do exercício financeiro de 2023, na ocasião também serão apresentadas as atividades desenvolvidas ao longo do ano passado, será divulgado o parecer do Conselho Fiscal e debatidos outros assuntos de interesse das famílias rurais.

Serão abordadas várias ações que o Sindicato desenvolve em prol de melhores dias para o agronegócio microrregional.

Dentre estas questões, está a luta em prol de uma energia rural de melhor qualidade, pela redução das exigências para o trânsito de máquinas agrícolas nas rodovias, ampliação do seguro rural, e várias outras demandas do setor produtivo.

Durante a Assembleia, o presidente Edio Chapla também anunciará a realização de uma campanha para aumentar o número de associados e vai revelar os benef[icios que as famílias do campo têm a partir do momento em que se filiam ao Sindicato Rural…..

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.