A Secretaria de Saúde e as turmas do terceiro ano do colégio estadual Pato Bragado, que integram o programa municipal Jovem no SUS, tem ações previstas para marcar o Setembro Amarelo.
A primeira acontecerá amanhã, terça-feira às 19 horas e 15 minutos, no centro cultural, onde o psicólogo Cristiano de Souza falará sobre a Promoção da Saúde Mental e Prevenção do Suicídio, com abordagens sobre o Setembro Amarelo, razões de falar da saúde mental, como ajudar amigos e familiares e onde encontrar ajuda.
A programação terá sequência no dia 26 de setembro, com show com o humorista Juca Bala.
Será a segunda vez que Juca Bala estará no município para promover a alegria e diversão ao público local, a partir das 19 horas e 30 minutos, no centro cultural.
O secretário da Saúde , John Nodari afirma que o suicídio é um problema de saúde pública pois se trata de um mal silencioso, onde as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não vêem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas.
Portanto, segundo ele, a palestra de amanhã buscará esclarecer e colaborar na prevenção do suicídio, enquanto o show de Juca Bala garantirá boas risadas, aliviando a tensão e o estresse entre os participantes.
Nodari faz questão de destacar que em ambas as ações não haverá cobrança de ingressos.